Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Em relação à nefropatia induzida por contraste, é CORRETO afirmar que:

A
Na maioria dos casos, a insuficiência renal aguda induzida pelo contraste é oligúrica, por isso, é recomendado o uso profilático de diuréticos de alça 12 horas antes e 12 horas após o contraste, na proteção da nefropatia por contraste.
B
O uso profilático de drogas renoprotetoras, como inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona, 12 horas antes e 12 horas após o contraste, na proteção da nefropatia por contraste é fortemente reforçado pela literatura.
C
Lesão renal prévia, ou seja, creatinina superior a 1,5 mg/dl, é o mais importante fator de risco para nefropatia induzida por contraste. Hidratação adequada com soluções de cloreto de sódio e a menor dose de contraste, sua melhor prevenção.
D
Ocorre aumento abrupto da creatinina sérica, aumento de 0,5 mg/dl ou queda de 25% no clearance de creatinina, após cinco a sete dias do exame contrastado. A N-acetilcisteína sua melhor prevenção.
E
O uso profilático de metformina em diabéticos, 12 horas antes e 12 horas após o contraste, é fortemente reforçado pela literatura, na proteção da nefropatia por contraste.
NÃO caracteriza a mastalgia acíclica:
Sobre a conjuntiva do globo ocular, analise as afirmativas abaixo: I - Constitui um tecido liso, flexível e avascularizado, que tem como função principal servir de barreira contra agressões exógenas, inclusive micro-organismos; II - É uma membrana mucosa que reveste o globo ocular em sua superfície anterior e as pálpebras, superior e inferior, nas suas superfícies posteriores; III - é um reservatório da secreção lacrimal e permite movimentação do globo ocular sem que o atrito entre em sua superfície lisa e a córnea cause dano para a mesma; IV - Nas conjuntivites virais, o infiltrado celular é tipicamente de polimorfonucleares neutrófilos. Está CORRETO o que se afirma em:
Os tumores estromais do aparelho digestório (GIST) fazem parte de um grupo específico de tumores de origem não epitelial, que tem origem na camada muscular da parede do trato gastrointestinal. Dentre as alternativas abaixo, assinale a INCORRETA.
Sobre a epifisite do calcâneo, ou doença de Sever, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Ocorre mais comumente na faixa etária entre os nove e os 14 anos de idade, sendo muito rara sua ocorrência antes disso. ( ) É mais frequente em meninos e, na maioria das vezes, é unilateral. ( ) O diagnóstico é dado pelo achado patognomônico de esclerose da apófise do calcâneo no raio X de perfil.
Compartilhar