Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Vascular

Em relação à obstrução arterial, considere as seguintes afirmativas: 1. Na embolia arterial aguda, a maior fonte de êmbolos é o coração. 2. Na embolia arterial aguda, geralmente o paciente relata claudicação intermitente prévia. 3. Oclusões trombóticas isoladas da artéria femoral geralmente não levam a quadros importantes de claudicação. 4. Em relação à claudicação intermitente, a distância da claudicação não se altera quando se mantém o mesmo ritmo da marcha tanto no aclive quanto no declive. 5. A anamnese e o exame clínico concluem com razoável precisão se o paciente sofreu embolia ou trombose aguda. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
Você está na sala de parto e acaba de recepcionar um recém-nascido a termo. Após o clampeamento do cordão umbilical, durante o primeiro minuto de vida, este bebê chora com vigor e suas mucosas tornam-se coradas, mas mantém o leito ungueal cianótico. Nesse momento, quais são as alterações cardiovasculares que estão ocorrendo nesse paciente?
Menina com dois anos de idade, com queixa de dor e perda de força no membro superior direito há uma hora. Mãe refere que a criança ia cair e ela a segurou pelo antebraço. Ao exame, o antebraço se encontra em extensão e pronado. A conduta recomendada é redução:
Mulher de 42 anos deverá ser submetida à cirurgia eletiva de colecistectomia. Nega história pessoal e familiar de sangramento. Os exames pré-operatórios mostraram: RNI = 1,02 (normal até 1,2); TTPA = 2,59 (normal até 1,25); TTPA com adição de plasma normal = 1,05. Assinale o teste que permite prosseguir de forma correta a investigação.
Das alternativas, qual pode indicar intoxicação aguda por sal de lítio?
Compartilhar