Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Em relação à ocorrência de hemoconcentração no curso de um caso de dengue, pode-se afirmar que:

A
é um componente do quadro prodrômico da doença.
B
alerta para falência circulatória da febre hemorrágica da dengue.
C
constitui evidência de recuperação nos casos graves de dengue.
D
representa um achado laboratorial sem interesse clínico específico.
Criança com 2 anos de idade apresenta anemia megaloblástica. Na anamnese é detectado que usa quase que exclusivamente leite de cabra. A etiologia provável da anemia é deficiência de:
As lesões elementares ocorrem quando a pele sofre algum dano que afeta a epiderme, a derme ou a hipoderme. Sobre as lesões elementares, considere as seguintes afirmativas: 1. São primárias quando surgem sobre a pele normal. 2. São primárias as manchas, pápulas e vesículas. 3. São secundárias as placas, pústulas e descamações. 4. São primárias as manchas, pápulas e bolhas. Assinale a alternativa correta.
Recém-nascido a termo, masculino, peso de nascimento de 3.200 gramas, mãe sem intercorrências durante a gestação. Nasceu em bom estado geral, choro forte, frequência cardíaca > 100 bpm, e não necessitou de manobras de reanimação. Na sala de parto, após os cuidados iniciais, o recém-nascido evoluiu com cianose e dificuldade respiratória que melhorava com o choro. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Criança com 10 meses de idade vem à consulta por apresentar lesões de pele. Ao exame físico, observam-se eczema de couro cabeludo, lesões vinhosas difusas puntiformes incluindo palma das mãos e plantas dos pés, icterícia de pele e escleróticas e hepatoesplenomegalia. A principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar