Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Em relação à ocorrência de hemoconcentração no curso de um caso de dengue, pode-se afirmar que:

A
é um componente do quadro prodrômico da doença.
B
alerta para falência circulatória da febre hemorrágica da dengue.
C
constitui evidência de recuperação nos casos graves de dengue.
D
representa um achado laboratorial sem interesse clínico específico.
Um rapaz de 25 anos sofre ferimentos por projéteis de arma de fogo em abdome. A laparotomia exploradora revela lesão estrelada extensa de lobo anatômico direito do fígado, além de lacerações de cólon ascendente, junto à válvula ileocecal e ao ângulo hepático do cólon. A pressão arterial é 70 × 30 mmHg, sob ação de drogas vasoativas. Ocorre sangramento contínuo, violáceo, sem formação de coágulos, difusamente, de todos os ferimentos. A temperatura esofágica é 34 graus Celsius e o pH sanguíneo é 7,20. Medidas que devem ser tomadas imediatamente, para aumentar a probabilidade de sobrevida:
Cerca de metade dos idosos com demência em grau moderado não são diagnosticados pelos médicos de comunidade. Com base nos conhecimentos sobre demências, assinale a alternativa correta.
A tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita cianótica frequente, porém pode apresentar-se sem cianose central. Nessa condição, qual é a ausculta mais provável?
O calendário vacinal recomendado pelo MS vem sofrendo modificações à medida que novas vacinas demonstram eficácia e segurança. Qual das novas imunizações abaixo apresentadas tem maior impacto na morbimortalidade em lactentes nos primeiros 2 anos de vida?
Compartilhar