Em relação a oncogenes e câncer, assinale a alternativa incorreta:
A
Câncer é causado por alterações em oncogenes, genes supressores tumorais e genes “microRNA”.
B
Uma única alteração genética é raramente suficiente para o desenvolvimento de um tumor malígno.
C
Oncogenes codificam proteínas que controlam a proliferação celular, apoptose, ou ambas.
D
Ativação de oncogenes por rearranjos de cromossomos, mutações e amplificação de genes confere uma vantagem de crescimento ou aumento da sobrevida das células que carreiam essas alterações.
E
Genes “microRNA” codificam proteínas de 21 a 23 aminoácidos, cuja a função é regular a expressão gênica.
Outras questões
Uma paciente de 78 anos, com pneumonia, foi internada devido a um quadro confusional agudo: agressividade alternada com lucidez, associada com déficit de atenção, alteração do ciclo sono-vigília, com delírios visuais noturnos. A paciente é portadora de bronquite crônica, segundo os familiares, e sem outras comorbidades. Podemos afirmar que se trata de:
É causa de fratura do colo femoral em idosos:
A causa mais comum de colelitíases em crianças não neonatos é:
R.S.P, sexo feminino, 38 anos de idade, casada, 3 filhos, trabalha atualmente como atendente/vendedora em uma joalheria no centro da cidade, anteriormente, por 8 anos trabalhou como bancária. Refere ter presenciado mais de 3 assaltos nos últimos quatro anos. No último assalto, há três meses, foi ameaçada de morte com arma de fogo pelos assaltantes. Após o último episódio, refere que recorda os episódios que foi assaltada persistentemente, sonha que está no trabalho sendo assaltada. Atualmente, tem receio de retornar ao trabalho. Queixa ainda: insônia, irritabilidade e falta de atenção. Assinale a hipótese diagnóstica para este caso.