Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Em relação a oncogenes e câncer, assinale a alternativa incorreta:

A
Câncer é causado por alterações em oncogenes, genes supressores tumorais e genes “microRNA”.
B
Uma única alteração genética é raramente suficiente para o desenvolvimento de um tumor malígno.
C
Oncogenes codificam proteínas que controlam a proliferação celular, apoptose, ou ambas.
D
Ativação de oncogenes por rearranjos de cromossomos, mutações e amplificação de genes confere uma vantagem de crescimento ou aumento da sobrevida das células que carreiam essas alterações.
E
Genes “microRNA” codificam proteínas de 21 a 23 aminoácidos, cuja a função é regular a expressão gênica.
Às três horas da manhã, você é chamado na sala de emergência para atender uma criança de quatro anos de idade com histórico de diarreia líquida. No exame físico, a criança encontra-se prostrada, pálida, FR 45 ipm, com ruídos respiratórios presentes e bilaterais, FC 150 bpm, enchimento capilar de 5 segundos. Você coloca a criança na máscara facial 10 I/min e solicita à enfermagem pegar um acesso venoso. Qual é a sua próxima conduta?
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Qual é a manifestação mais comum do aneurisma poplíteo?
Paciente, cinco anos, foi levado à consulta, pois o clínico que atendeu o menino no Pronto-socorro suspeitou de um sopro cardíaco. Das cardiopatias acianóticas, qual apresentada a seguir é a mais frequente?
Sabe-se que o paciente portador de síndrome genética tem uma incidência maior de Cardiopatia congênita. Com base nesta afirmação correlacione as colunas e indique a alternativa correspondente à resposta certa: I. Síndrome de Down. II. Síndrome de Marfan. III. Síndrome de Turner. IV. Síndrome de Noonan. ( ) Aneurisma de Aorta e Prolaspso de valva mitral; ( ) Coarctação de aorta e Comunicação interatrial; ( ) Comunicação interventricular e Defeito do septo atrioventricular; ( ) Estenose pulmonar e estenose de ramos pulmonares
Compartilhar