Em relação a otite média aguda (CMA) na infância, o aspecto da membrana timpânica ao exame atoscópico que traduz maior sensibilidade e especificidade para o diagnóstico é:
A
hiperemia
B
perda do reflexo luminoso
C
abaulamento
D
coloração amarelada ou azulada
E
aumento da vascularização
Outras questões
Uma menina de 12 anos tem história de dor abdominal progressiva e retenção urinária há “alguns meses”. Está afebril e todos os sinais vitais são normais. Observa-se e palpa-se uma massa, que ocupa a pelve e o hipogástrio. É feita inicialmente a hipótese de “bexigoma”, sendo a criança submetida a cateterismo vesical, com saída de 700 mL de urina clara. No entanto, persiste a massa ocupando pelve e hipogástrio. Diagnóstico mais provável:
De acordo com as novas recomendações da Academia Americana de Cardiologia (American Heart Association), qual a relação de compressões torácicas e ventilação que deve ser utilizada para realizar a reanimação de pacientes (crianças acima de 1 ano e adultos) na presença de apenas 1 socorrista (compressões:ventilação)?
Fumante desde a juventude, uma artesã de 35 anos tinha febre, dor abdominal e massa palpável no flanco direito. Uma RMN sugeriu carcinoma de células renais, o que foi referendado pela histopatologia. Com o avúnculo, ela aprendera a esculpir figuras indígenas em toras de madeira reciclada. No cenário acima, o dado clinicoepidemiológico que indubitavelmente está em consonância com a história natural clássica do tumor é:
Paciente do sexo feminino, 26 anos, portadora de hemorroidas grau II. O tratamento mais indicado é: