Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Em relação à parada cardio-respiratória (PCR) na criança todas as afirmativas são corretas, exceto:

A
A adrenalina é a droga de escolha para reversão da PCR na criança.
B
Em pediatria a massagem cardíaca externa deve ser realizada na porção mais inferior do esterno evitando o apêndice xifoide.
C
Deve-se administrar gluconato de cálcio se houver hipocalcemia e/ ou hipercalemia documentadas.
D
O bicarbonato de sódio endovenoso deve ser administrado apenas nos casos de acidose metabólica documentada ou nos casos de PCR prolongada
E
O prognóstico da PCR da criança é melhor que do adulto porque o sistema nervoso central (SNC) da criança é mais tolerante à agressão hipóxico-isquêmica.
Uma adolescente de 12 anos apresenta um nódulo na pálpebra inferior pela segunda vez no mês. Respondeu adequadamente ao tratamento com antibiótico oral no episódio anterior, e agora o nódulo não tem eritema ou enduração. Não há febre, alteração visual ou alteração conjuntival. A conduta mais adequada é:
Mariana chega à consulta com queixa ocular de embaçamento visual progressivo e dor leve no olho direito, apresentando ao exame hiperemia da conjuntiva mais intensa em volta da córnea (perilimbar), ausência de secreção e pupila miótica. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor define o diagnóstico:
Escolar de 9 anos, sexo feminino, é atendida no serviço de atendimento de emergência com queixa de edema e hiperemia palpebral, dor local, hiperemia conjuntival e limitação da motilidade do olho direito há 4 dias. A mãe refere que, há cerca de duas semanas, apresentou infecção de vias aéreas superiores. Assinale a alternativa que apresenta o provável diagnóstico para esse caso.
Defeitos da parede abdominal anterior é uma condição cirúrgica neonatal relativamente frequente em cirurgia pediátrica, sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar