Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Em relação à parada cardio-respiratória (PCR) na criança todas as afirmativas são corretas, exceto:

A
A adrenalina é a droga de escolha para reversão da PCR na criança.
B
Em pediatria a massagem cardíaca externa deve ser realizada na porção mais inferior do esterno evitando o apêndice xifoide.
C
Deve-se administrar gluconato de cálcio se houver hipocalcemia e/ ou hipercalemia documentadas.
D
O bicarbonato de sódio endovenoso deve ser administrado apenas nos casos de acidose metabólica documentada ou nos casos de PCR prolongada
E
O prognóstico da PCR da criança é melhor que do adulto porque o sistema nervoso central (SNC) da criança é mais tolerante à agressão hipóxico-isquêmica.
Qual dos antirretrovirais NÃO é permitido usar em grávidas soropositivas para HIV por efeito teratogênico:
Considere as seguintes informações: I- A glicose passa a placenta por difusão facilitada. A insulina não ultrapassa a barreira placentária. II- Ocorre agravamento do diabetes na gestação entre 12 e 20 semanas de gestação. III- No binômio diabetes mellitus e gravidez há possibilidade de complicações, tais como parto pré-termo, pré-eclâmpsia, polidrâmnio e macrossomia. Assinale a alternativa correta:
O Calendário Básico de Vacinação preconiza duas doses de reforço para a vacina:
Paciente de 42 anos, em acompanhamento médico por apresentar cirrose hepática de etiologia alcoólica diagnosticada por biopsia hepática realizada há oito meses. Retorna ao medico referindo diminuição da diurese e aumento do volume abdominal. O exame físico revela hepatomegalia, icterícia e ascite. Na investigação da ascite do paciente, o melhor exame para o diagnóstico de hipertensão portal é:
Compartilhar