Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Em relação à parada cardio-respiratória (PCR) na criança todas as afirmativas são corretas, exceto:

A
A adrenalina é a droga de escolha para reversão da PCR na criança.
B
Em pediatria a massagem cardíaca externa deve ser realizada na porção mais inferior do esterno evitando o apêndice xifoide.
C
Deve-se administrar gluconato de cálcio se houver hipocalcemia e/ ou hipercalemia documentadas.
D
O bicarbonato de sódio endovenoso deve ser administrado apenas nos casos de acidose metabólica documentada ou nos casos de PCR prolongada
E
O prognóstico da PCR da criança é melhor que do adulto porque o sistema nervoso central (SNC) da criança é mais tolerante à agressão hipóxico-isquêmica.
Com relação à classificação de estado físico pela Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA), numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda; 1. Paciente de 57 anos, feminino, com HAS controlada e colecistite aguda calculosa; 2. Paciente de 62 anos, masculino, cirrótico por ETOH, Child C, com perfuração de cólon após paracentese abdominal; 3. Paciente de 72 anos, masculino, com enfisema pulmonar e hipertensão pulmonar moderada, com oclusão arterial aguda em membro inferior esquerdo; 4. Paciente de 16 anos, feminino, hígida, com diagnóstico de hérnia umbilical pequena redutível; ( ) ASA V.; ( ) ASA I.; ( ) ASA III.; ( ) ASA II. Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA na coluna da direita, de cima para baixo.
A categoria C5 da classificação CEAP sobre insuficiência venosa crônica significa:
Em relação às complicações metabólicas e nutricionais das cirurgias bariátricas, assinale a alternativa correta.
Fístulas biliares e pancreáticas representam um desafio ao cirurgião. Fístulas pancreáticas podem ocorrer após pancreatite aguda, operações sobre o pâncreas ou podem ser secundárias a trauma abdominal aberto ou fechado. Já as fístulas biliares ocorrem mais frequentemente após operações sobre a vesícula ou as vias biliares por afecções benignas ou malignas. Sobre o manejo desses pacientes, assinale a alternativa INCORRETA. Qual dos procedimentos abaixo é inapropriado no manejo destes pacientes?
Compartilhar