Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Em relação à parada cardio-respiratória (PCR) na criança todas as afirmativas são corretas, exceto:

A
A adrenalina é a droga de escolha para reversão da PCR na criança.
B
Em pediatria a massagem cardíaca externa deve ser realizada na porção mais inferior do esterno evitando o apêndice xifoide.
C
Deve-se administrar gluconato de cálcio se houver hipocalcemia e/ ou hipercalemia documentadas.
D
O bicarbonato de sódio endovenoso deve ser administrado apenas nos casos de acidose metabólica documentada ou nos casos de PCR prolongada
E
O prognóstico da PCR da criança é melhor que do adulto porque o sistema nervoso central (SNC) da criança é mais tolerante à agressão hipóxico-isquêmica.
Um paciente masculino de 54 anos, comparece ao ambulatório apresentando nódulo em topografia de parótida esquerda. Ao exame trata-se de um nódulo sólido à palpação, medindo aproximadamente 2,5 cm, móvel e elástico. Não apresenta déficit motor facial. Também já havia realizado alguns exames complementares: - Ultrassonografia: Nódulo sólido, algo heterogênio, bem delimitado, na topografia da glândula parótida esquerda. - PAAF: amostra paucicelular, inapropriada para análise. - Cintilografia com tecnésio: Imagem nodular, captante do radioisótopo, na topografia da glândula parótida esquerda. Com base nesses dados, o diagnóstico mais provável é:
A cardiopatia congênita mais frequente é a:
Um paciente com cinco anos de idade vem ao consultório com queixas de ronqueira noturna e prurido nasal. A radiografia de cavum mostra grande redução do espaço aéreo por hipertrofia de adenoides. Qual a conduta correta a seguir?
Sobre a crise convulsiva febril na criança, todas estão corretas exceto:
Compartilhar