Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Em relação à pesquisa de Linfonodo Sentinela (LS) em câncer, podemos afirmar que: I - a pesquisa de LS em melanoma cutâneo está indicada quando se constata espessura de Breslow maior ou igual a 0,76. II - a pesquisa do LS em cabeça e pescoço é mais complexa, havendo maior dificuldade para identificação em função da proximidade de estruturas nobres e da variação da drenagem linfática. III - a pesquisa do LS em câncer de mama está indicada somente para tumores maiores que 3 cm com axila clinicamente negativa.

A
I, II e III corretas
B
I e II corretas
C
I e III corretas
D
II e III corretas
A dosagem de FSH sérico, no 3º dia do ciclo menstrual, avalia a reserva:
Lactente de nove meses é levado à Unidade Básica de Saúde devido a um quadro de vômitos que se iniciou no dia anterior e de diarreia com seis evacuações líquidas hoje, juntamente com febre e inapetência no mesmo período. A mãe nega muco ou sangue nas fezes e refere que seu filho também está “gripado”. O médico ao consultar a Caderneta da Criança observa que somente foram realizadas as vacinas do primeiro mês, conforme a recomendação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério de Saúde (PNI/MS). No exame físico, o paciente encontra-se pálido, irritado, com sede, mucosas secas, olhos fundos, pulsos finos e elasticidade da pele diminuída, abdômen levemente distendido com ruídos hidroaéreos hipercinéticos, sem dor ou organomegalias à palpação enquanto que, o restante do exame, não mostra outras alterações. Baseado nessas informações, qual o provável agente etiológico do quadro acima e qual a conduta, de acordo com o Ministério da Saúde?
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as alterações do líquor com os respectivos agentes etiológicos na meningite em crianças. Alterações no líquor (1) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose normal ou aumentada. (2) Leucócitos aumentados com predomínio de linfomonócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída. (3) Leucócitos aumentadas com predomínio de polimorfonucleares; Proteínas variavelmente aumentadas; Glicose diminuída. (4) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída. Agente Etiológico ( ) Bacteriano. ( ) Viral. ( ) Micobacterium tuberculosis. ( ) Fúngico. A ordem correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é:
Dentre os métodos para diagnóstico de endometriose listados abaixo, qual apresenta melhor sensibilidade?
Compartilhar