Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Em relação à pesquisa de Linfonodo Sentinela (LS) em câncer, podemos afirmar que: I - a pesquisa de LS em melanoma cutâneo está indicada quando se constata espessura de Breslow maior ou igual a 0,76. II - a pesquisa do LS em cabeça e pescoço é mais complexa, havendo maior dificuldade para identificação em função da proximidade de estruturas nobres e da variação da drenagem linfática. III - a pesquisa do LS em câncer de mama está indicada somente para tumores maiores que 3 cm com axila clinicamente negativa.

A
I, II e III corretas
B
I e II corretas
C
I e III corretas
D
II e III corretas
Assinale a enfermidade que exemplifica vasculite que compromete, predominantemente, vasos de pequeno calibre:
Gestante de 26 anos, tabagista, primigesta, com idade gestacional de 35 semanas e 5 dias, baseada no dia da última menstruação e ultrassonografia do 1º trimestre, procurou pronto-atendimento por diminuição da movimentação fetal nos últimos dias. A altura uterina era de 29 centímetros, a frequência cardíaca fetal de 144, a pressão arterial aferida de 100x70 mmHg, e ao toque vaginal o colo uterino estava impérvio. A ultrassonografia revelou oligoidrâmnio, de acordo com ILA (índice do líquido amniótico). O valor do ILA compatível com oligoidrâmnio seria:
Paciente, 31 anos de idade, G3P2A0, com o tempo de amenorreia de 25 semanas queixava-se de dor lombar há 3 dias, associada com polaciúria. Relatou também calafrios, náuseas e vômitos há 12 horas. Trouxe ultrassom de primeiro trimestre com a idade gestacional. Ao exame: temperatura axilar 39,1ºC, atividade uterina não perceptível; BCF = 136 bpm: colo fechado, grosso posterior. A hipótese diagnóstica e a conduta são:
Adolescente de 16 anos com queixa de menstruação abundante há 2 semanas, nega início da atividade sexual. Quais diagnósticos devem ser considerados e respectivos exames devem ser solicitados: I - Hemorragia relacionada à gravidez - Beta HCG sérico. II - Anovulação - Ecografia pélvica seriada para diagnóstico da ovulação. III - Púrpura trombocitopênica ou outras anormalidades da coagulação - Hemograma completo com contagem de plaquetas. IV - Doenças sexualmente transmissíveis - Anti-HIV e Imunofluorescência para Clamídia trachomatis.
Compartilhar