Em relação à Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), assinale a alternativa INCORRETA:
A
A PAC decorrente de MRSA pode ser causada pela infecção pelas cepas clássicas adquiridas nos hospitais, ou pelas cepas recém-identificadas com alterações de genótipo e fenótipo adquiridas na comunidade.
B
Existe uma tendência sugestiva de que as cepas mais novas do MRSA-AC (Staphylococcus aureus resistente à meticilina adquirido na comunidade) possam ser mais resistentes.
C
A resistência do Staphylococcus aureus à meticilina é determinada pelo gene mecA, que codifica a resistência a todos os antibióticos betalactâmicos.
D
As cepas isoladas do MRSA-AC em geral são resistentes ao sulfametoxazol-trimetoprim, à clindamicina e à tetraciclina, e sensíveis à vancomicina e à linezolida.
E
Cepas do MRSA-AC podem ser portadoras de genes para superantígenos, inclusive enterotoxinas B e C e a leucocidina de Panton-Valentine.
Outras questões
Fatores predisponentes para abscesso cerebral por via hematogênica são:
No tratamento da hipertensão arterial de um paciente com feocromocitoma, constitui-se uma medida adequada:
Homem de 32 anos inicia quadro de dor ventilatório-dependente no hipocôndrio direito, febre de 40°C com calafrios e prostração, com evolução de três dias. Negou doenças pré-existentes. Era recém-casado, com relato de viagem de lua de mel ao México, duas semanas antes. Ao exame físico, encontrava-se febril, com murmúrio vesicular reduzido na base direita e dor à percussão do hipocôndrio direito. Os exames complementares iniciais mostram leucocitose (20.650 cel/mm³ com 16% de bastões), aumento de fosfatase alcalina e gama-GT, além de pequeno derrame pleural direito à radiografia de tórax. Frente à sua principal hipótese diagnóstica, o próximo exame a ser solicitado será:
Paciente de 64 anos, sexo masculino, residente em casa geriátrica em Fortaleza, sem cartão de vacina. Não se lembra quando se vacinou pela última vez. O Ministério da Saúde recomenda imunização contra quais doenças neste caso?