Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Em relação à Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), assinale a alternativa INCORRETA:

A
A PAC decorrente de MRSA pode ser causada pela infecção pelas cepas clássicas adquiridas nos hospitais, ou pelas cepas recém-identificadas com alterações de genótipo e fenótipo adquiridas na comunidade.
B
Existe uma tendência sugestiva de que as cepas mais novas do MRSA-AC (Staphylococcus aureus resistente à meticilina adquirido na comunidade) possam ser mais resistentes.
C
A resistência do Staphylococcus aureus à meticilina é determinada pelo gene mecA, que codifica a resistência a todos os antibióticos betalactâmicos.
D
As cepas isoladas do MRSA-AC em geral são resistentes ao sulfametoxazol-trimetoprim, à clindamicina e à tetraciclina, e sensíveis à vancomicina e à linezolida.
E
Cepas do MRSA-AC podem ser portadoras de genes para superantígenos, inclusive enterotoxinas B e C e a leucocidina de Panton-Valentine.
São alterações fisiológicas durante a gestação:
Sobre a sífilis congênita, examine as assertivas abaixo: I- As gestantes que recebem tratamento para sífilis primária devem repetir o VDRL em 1, 3, 6, 12, 18 e 24 meses depois de terminado o tratamento, para confirmar a resposta terapêutica, ou até o teste torna-se não reagente. II- É considerado um caso de sífilis congênita todo recém-nascido (RN), cuja mãe teve sífilis não tratada ou inadequadamente tratada, independentemente da presença ou não de manifestações clínicas e/ou laboratoriais. III- O FTA-ABS IgG positivo diferencia a infecção neonatal da infecção materna, sendo imprescindível a realização desse exame em RN de mães tratadas de sífilis. Qual a alternativa correta?
Frente a um paciente com suspeita clínica de trombose venosa profunda no segmento femoral qual seria a melhor conduta?
Qual a mais provável causa de distúrbio da coagulação em um paciente hemotransfundido com mais de 10 concentrados de hemácias durante um procedimento cirúrgico?
Compartilhar