Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Em relação à pneumonia comunitária em pré-escolar podemos afirmar:

A
Amoxacilina e penicilina procaína são drogas de escolha, considerando-se que o Pneumococo é o agente infeccioso mais provavelmente envolvido
B
As bactérias mais frequentes são o Streptococcus pneumoniae, Haemophylus influenzae e o Staphylococcus aureus
C
A triagem intercostal constitui um sinal para a classificação de gravidade nas crianças maiores que dois anos, segundo a OMS
D
Pode haver ou não alteração da ausculta pulmonar
E
Todas as anteriores
Na avaliação rotineira de uma menina de um ano de idade é percebida uma palidez cutaneomucosa importante (+++/4+). Ela está no percentil 75 de peso e no percentil 25 de comprimento para idade. O exame físico não apresenta outras alterações. Um hemograma evidencia um hematócrito de 32%. A questão mais útil na definição do diagnóstico é:
A dosagem de FSH sérico, no 3º dia do ciclo menstrual, avalia a reserva:
Lactente de nove meses é levado à Unidade Básica de Saúde devido a um quadro de vômitos que se iniciou no dia anterior e de diarreia com seis evacuações líquidas hoje, juntamente com febre e inapetência no mesmo período. A mãe nega muco ou sangue nas fezes e refere que seu filho também está “gripado”. O médico ao consultar a Caderneta da Criança observa que somente foram realizadas as vacinas do primeiro mês, conforme a recomendação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério de Saúde (PNI/MS). No exame físico, o paciente encontra-se pálido, irritado, com sede, mucosas secas, olhos fundos, pulsos finos e elasticidade da pele diminuída, abdômen levemente distendido com ruídos hidroaéreos hipercinéticos, sem dor ou organomegalias à palpação enquanto que, o restante do exame, não mostra outras alterações. Baseado nessas informações, qual o provável agente etiológico do quadro acima e qual a conduta, de acordo com o Ministério da Saúde?
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as alterações do líquor com os respectivos agentes etiológicos na meningite em crianças. Alterações no líquor (1) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose normal ou aumentada. (2) Leucócitos aumentados com predomínio de linfomonócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída. (3) Leucócitos aumentadas com predomínio de polimorfonucleares; Proteínas variavelmente aumentadas; Glicose diminuída. (4) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída. Agente Etiológico ( ) Bacteriano. ( ) Viral. ( ) Micobacterium tuberculosis. ( ) Fúngico. A ordem correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é:
Compartilhar