Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Em relação a pneumonias em crianças, assinale a assertiva correta:

A
Pneumonia por Mycoplasma pneumoniae usualmente se apresenta com muita tosse.
B
Chlamydia pneumoniae acomete principalmente crianças com menos de 5 anos.
C
Staphylococcus aureus é o agente mais frequente em crianças com menos de 6 meses de idade.
D
A incidência de Streptococcus pneumoniae resistente à penicilina diminui após o aumento do uso de macrolídeos.
E
Metapneumovírus tem apresentação radiológica caracterizada por nódulos pulmonares.
Um senhor de 62 anos de idade, agricultor, natural e procedente de Juazeiro (Bahia), etilista de 2 doses de aguardente por dia e tabagista de fumo de corda (não sabe informar a quantidade, mas tem o costume de mascar o fumo quando não está fumando), queixa-se de afta na língua há 3 meses. Trata-se de ferida de, aproximadamente, 1 cm, à esquerda, que não melhorou com o uso de pomada receitada pelo farmacêutico. Há 1 mês, notou íngua abaixo da mandíbula, também à esquerda, dolorosa e endurecida de, aproximadamente, 2 cm. Principal hipótese diagnóstica:
Paciente masculino, 76 anos de idade, apresentando dosagem do antígeno prostático específico (PSA) de 19 ng/ml, exame de toque retal com próstata pétrea, biópsia de próstata com adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3), ressonância magnética de abdome inferior com adenomegalia ilíaca de 2 cm e cintilografia óssea com lesão osteoblástica em quinta vértebra lombar. Com relação à melhor opção terapêutica para esse paciente, assinale a alternativa correta.
Lactente com 2 meses de vida, sexo masculino, em consulta puericultura você identifica hérnia inguinal e hidrocele. Quanto à orientação aos pais, assinale a alternativa CORRETA:
Os divertículos do intestino delgado encontrados em laparotomias podem ser congênitos ou adquiridos. O divertículo de Meckel ocorre pela não obliteração do:
Compartilhar