Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Reumatologia

Em relação à possibilidade de doença do tecido conectivo, marque a alternativa CORRETA:

A
O fenômeno de Raynaud está relacionado à dilatação de alças capilares no leito ungueal e sua presença associada à positividade do Fator Antinúcleo (FAN) sugere fortemente presença de doença do colágeno.
B
Alopécia, fadiga, artralgias e febre são sintomas muito sugestivos de doença do colágeno, sendo a atividade precoce de doença determinada por altos títulos de proteína C reativa e VHS.
C
Positividade do FAN só ocorre em doenças autoimunes, como nas doenças do tecido conectivo, portanto, sua positividade exclui doenças inflamatórias intestinais, hepatopatias crônicas e doenças infecciosas, como endocardite bacteriana.
D
A presença de FAN é mais significativa em relação à atividade da nefrite lúpica que à presença de anticorpos anti-DNA (dsDNA) ou consumo de complemento.
E
A artrite do lúpus eritematoso sistêmico é deformante e as erosões ósseas são típicas.
Escolar de 12 anos inicia com quadro de mal-estar, tosse seca, dor de garganta, cefaleia e febre. Duas semanas após, procura o médico por agravamento da tosse que é persistente, muito intensa, em paroxismos, com escarro mucoide. Ao exame físico, auscultam-se alguns roncos nas bases. O exame radiológico de tórax mostra broncopneumonia intersticial. O agente mais provável para esse quadro é:
A prenhez ectópica tubária que algumas vezes ultrapassa a 16ª semanas é:
São critérios para utilização de ventilação mecânica não-invasiva:
O exame intraoperatório de um paciente submetido à correção cirúrgica de hérnia inguinal recidivada revela a protrusão do saco herniário medialmente funículo espermático e um grande alargamento do anel inguinal profundo. Trata-se de hérnia tipo:
Compartilhar