Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Reumatologia

Em relação à possibilidade de doença do tecido conectivo, marque a alternativa CORRETA:

A
O fenômeno de Raynaud está relacionado à dilatação de alças capilares no leito ungueal e sua presença associada à positividade do Fator Antinúcleo (FAN) sugere fortemente presença de doença do colágeno.
B
Alopécia, fadiga, artralgias e febre são sintomas muito sugestivos de doença do colágeno, sendo a atividade precoce de doença determinada por altos títulos de proteína C reativa e VHS.
C
Positividade do FAN só ocorre em doenças autoimunes, como nas doenças do tecido conectivo, portanto, sua positividade exclui doenças inflamatórias intestinais, hepatopatias crônicas e doenças infecciosas, como endocardite bacteriana.
D
A presença de FAN é mais significativa em relação à atividade da nefrite lúpica que à presença de anticorpos anti-DNA (dsDNA) ou consumo de complemento.
E
A artrite do lúpus eritematoso sistêmico é deformante e as erosões ósseas são típicas.
A oclusão da drenagem venosa supra-hepática pode resultar em hipertrofia e maior captação de contraste à TC de qual segmento?
Criança de 3 anos apresenta febre alta, de início súbito e progressivo, voz abafada, toxemia e dispneia que melhora na posição sentado. O diagnóstico mais provável é:
Um menino de 7 anos é atendimento no pronto-socorro com quadro de tosse e febre há 2 dias. Há 1 dia está cansado e vomitando após tosse. A radiografia de tórax revela opacificação do lobo inferior direito e linha de derrame pleural. Este quadro sugere:
Em relação aos prebióticos, qual a alternativa INCORRETA?
Compartilhar