Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Reumatologia

Em relação à possibilidade de doença do tecido conectivo, marque a alternativa CORRETA:

A
O fenômeno de Raynaud está relacionado à dilatação de alças capilares no leito ungueal e sua presença associada à positividade do Fator Antinúcleo (FAN) sugere fortemente presença de doença do colágeno.
B
Alopécia, fadiga, artralgias e febre são sintomas muito sugestivos de doença do colágeno, sendo a atividade precoce de doença determinada por altos títulos de proteína C reativa e VHS.
C
Positividade do FAN só ocorre em doenças autoimunes, como nas doenças do tecido conectivo, portanto, sua positividade exclui doenças inflamatórias intestinais, hepatopatias crônicas e doenças infecciosas, como endocardite bacteriana.
D
A presença de FAN é mais significativa em relação à atividade da nefrite lúpica que à presença de anticorpos anti-DNA (dsDNA) ou consumo de complemento.
E
A artrite do lúpus eritematoso sistêmico é deformante e as erosões ósseas são típicas.
É a causa mais frequente de morte materna por infecção puerperal:
Criança de dois anos de idade, com quadro de distensão abdominal, diarreia há 90 dias, fezes volumosas, sem sangue ou muco, mas com conteúdo gorduroso, e baixo ganho ponderal, situando-se abaixo do percentil 0,1 na curva de referência OMS, apresentou três episódios de pneumonia com comprovação radiológica, aos três, dez e dezoito meses, e tem quadros de sibilância frequentes. Fez uso de leite materno exclusivo até os quatro meses de vida, com introdução de leite de vaca posterior e de glúten aos 10 meses. O irmão apresenta asma brônquica e urticária e os pais têm rinite alérgica. A principal hipótese a ser investigada é:
O que é doença de Osgood-Schlatter?
A síndrome da embolia gordurosa tem incidência de 0,5 a 2% nos casos de fratura de ossos longos, podendo chegar a 10% nos casos de fratura bilateral de fêmur. Sobre os exames complementares nessa doença, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar