Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

Em relação à prevenção da rubéola, o Ministério da Saúde realizou, nos meses de agosto e setembro, uma grande campanha nacional para vacinar 70 milhões de pessoas. Sobre o comportamento atual (2008) da rubéola no Brasil, é correto afirmar que:

A
em todas as faixas etárias, a proporção de casos é maior no sexo feminino.
B
a faixa etária entre 12 e 19 anos é a de maior risco.
C
os três estados com maior número de casos confirmados se localizam nas Regiões Norte e Nordeste.
D
a vacina SRC (Tríplice Viral) constitui sua principal medida de prevenção e, na rotina, segundo o Calendário Vacinal da Criança, deve ser aplicada em dose única aos 12 meses e um reforço entre os 4 e 6 anos de idade.
Em relação à diarreia aguda por rotavírus, assinale a alternativa correta.
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda de crianças, que incide principalmente durante o inverno e primavera. Na definição do tratamento, é importante afirmar que:
Pré-escolar de 4 anos apresenta fortes dores abdominais e em articulações de joelhos, acompanhados de petéquias e equimoses em braços, membros inferiores e glúteos. Exames complementares: hematúria macroscópica, biópsia de pele com vasculite leucocitoclástica, VHS: 70mm na primeira hora. O diagnóstico mais provável é:
Em uma mulher com biópsia de colo uterino (pequeno fragmento), realizada às cegas (sem colposcopia), com invasão de 2 mm, qual a melhor conduta seguinte?
Compartilhar