Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

Em relação à prevenção da rubéola, o Ministério da Saúde realizou, nos meses de agosto e setembro, uma grande campanha nacional para vacinar 70 milhões de pessoas. Sobre o comportamento atual (2008) da rubéola no Brasil, é correto afirmar que:

A
em todas as faixas etárias, a proporção de casos é maior no sexo feminino.
B
a faixa etária entre 12 e 19 anos é a de maior risco.
C
os três estados com maior número de casos confirmados se localizam nas Regiões Norte e Nordeste.
D
a vacina SRC (Tríplice Viral) constitui sua principal medida de prevenção e, na rotina, segundo o Calendário Vacinal da Criança, deve ser aplicada em dose única aos 12 meses e um reforço entre os 4 e 6 anos de idade.
Considere um paciente de 58 anos de idade, diabético há cinco anos, obeso, hipertenso há dois anos, com fundoscopia sem alterações e ausência de microalbuminúria. Assinale a alternativa CORRETA : Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Uma mulher branca de 72 anos de idade é trazida à unidade de emergência, onde se apresenta torporosa, com temperatura axilar de 38,7ºC, PA de 85x50mmHg, FC em 115bpm, FR de 28 incursões/minuto. Os exames iniciais mostram: leucócitos totais 18.500/mm3, exame parcial de urina com leucocitúria e piúria, creatinina sérica em 2,0mg/dL e gasometria arterial mostrando pH = 7,24, pO2 = 92mmHg, pCO2 = 29 mmHg e bicarbonato 14,6mEq/L. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao diagnóstico provável: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
A clássica tríade composta por baixo débito cerebral, angina e insuficiência ventricular esquerda progressiva é encontrada na: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Qual o FÁRMACO DE ESCOLHA para a prevenção primária da hemorragia digestiva alta por rotura de varizes esofagianas num paciente com hipertensão portal esquistossomótica?
Compartilhar