Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

Em relação à prevenção da rubéola, o Ministério da Saúde realizou, nos meses de agosto e setembro, uma grande campanha nacional para vacinar 70 milhões de pessoas. Sobre o comportamento atual (2008) da rubéola no Brasil, é correto afirmar que:

A
em todas as faixas etárias, a proporção de casos é maior no sexo feminino.
B
a faixa etária entre 12 e 19 anos é a de maior risco.
C
os três estados com maior número de casos confirmados se localizam nas Regiões Norte e Nordeste.
D
a vacina SRC (Tríplice Viral) constitui sua principal medida de prevenção e, na rotina, segundo o Calendário Vacinal da Criança, deve ser aplicada em dose única aos 12 meses e um reforço entre os 4 e 6 anos de idade.
Sobre parafimose no lactente, assinale a assertiva incorreta.
Paciente portador de sangramento retal comparece ao Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi para realização de colonoscopia. A opção incorreta é:
Com relação às crises convulsivas febris: I- É o distúrbio convulsivo mais comum na infância e tem um excelente prognóstico. II- São raras antes de 9 meses e depois de 5 anos de idade. III- Geralmente associam a temperaturas que aumentam rapidamente, normalmente até 39°C ou mais. IV- Antecendentes familiares não são comuns, normalmente apresentam-se como casos isolados na família, afastando a relação com predisposição genética. V- Indica-se o uso de Valproato de sódio como profilaxia prolongada para impedir crises convulsivas recorrentes. Marque a sequência correta:
Quanto à indicação de medicamentos na reanimação em sala de parto, pode-se afirmar que?
Compartilhar