Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

Em relação à prevenção da rubéola, o Ministério da Saúde realizou, nos meses de agosto e setembro, uma grande campanha nacional para vacinar 70 milhões de pessoas. Sobre o comportamento atual (2008) da rubéola no Brasil, é correto afirmar que:

A
em todas as faixas etárias, a proporção de casos é maior no sexo feminino.
B
a faixa etária entre 12 e 19 anos é a de maior risco.
C
os três estados com maior número de casos confirmados se localizam nas Regiões Norte e Nordeste.
D
a vacina SRC (Tríplice Viral) constitui sua principal medida de prevenção e, na rotina, segundo o Calendário Vacinal da Criança, deve ser aplicada em dose única aos 12 meses e um reforço entre os 4 e 6 anos de idade.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido à importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da Pressão Venosa Central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 ml. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dl, ureia plasmática = 110 mg/dl, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, Fração Excretada de Sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de Eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Há indicação de substituição da função renal do paciente em tela por meio de técnicas dialíticas.
Os tumores estromais do aparelho digestório (GIST) fazem parte de um grupo específico de tumores de origem não epitelial, que tem origem na camada muscular da parede do trato gastrointestinal. Dentre as alternativas abaixo, assinale a INCORRETA.
Um lactente de 45 dias, sexo masculino, pesando 3.500 g, aleitamento materno exclusivo, procura serviço médico e os pais referem quadro de vômitos não biliosos repetidos pós-alimentares há 3 semanas, negando febre ou outros sintomas. Ao exame físico, o lactente encontra-se hipoativo, peso de 3.550 g, com desidratação moderada, e é possível perceber pequena tumoração à palpação abdominal do epigástrio. Diante desse quadro, a hipótese mais provável, o exame complementar mais adequado e o tratamento são, respectivamente:
Na avaliação pré-operatória para a composição do Risco Cirúrgico, um paciente com cirrose deve ser criteriosamente avaliado utilizando-se a classificação de Child-Pugh. Qual dos itens abaixo não é elemento para esta avaliação?
Compartilhar