Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação à profilaxia do tétano em ferimentos cutâneos, marque a alternativa CORRETA:

A
Em pacientes com ferimentos extensos, contaminados ou com presença de corpos estranhos e com situação vacinal desconhecida, recomenda-se: tratamento do ferimento, vacinação com toxoide tetânico e gamaglobulina antitetânica ou soro antitetânico.
B
Em pacientes sem história vacinal de toxoide tetânico e apresentando ferimentos pequenos e limpos, indica-se: tratamento do ferimento, vacinação com toxoide tetânico e gamaglobulina antitetânica ou soro antitetânico.
C
Em pacientes adultos com ferimentos pequenos e limpos e história vacinal de 3 doses de toxoide tetânico há 9 anos, recomenda-se: tratamento do ferimento e vacinação com toxoide tetânico.
D
Em pacientes com ferimentos extensos, contaminados ou com presença de corpos estranhos e história vacinal de 3 doses de toxoide tetânico há 6 anos, recomenda-se: tratamento do ferimento, vacinação com toxoide tetânico e gamaglobulina antitetânica ou soro antitetânico.
Paciente tem diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico há 4 anos, com acometimento renal hematológico, neurológico e cutâneo, dependente de corticoide. Nos últimos 6 meses usou 10 gramas de corticoide e 6 gramas de ciclofosfamida. Há dois meses vem queixando-se de dor na região do quadril direito, principalmente no final do dia após longas caminhadas. A provável causa da dor é:
Paciente com 45 anos portador de miopia (- 1,00 D/E), refere que, atualmente, necessita tirar os óculos para ler. A melhor hipótese é:
A Ressonância Nuclear Magnética está contraindicada para pacientes que possuem:
Recém-nascido, sexo masculino, iniciou ao final da terceira semana de vida, quadro de vômitos em jato após mamadas ao seio materno. A mãe procurou serviço de emergência sendo prescrito antiemético e recomendada elevação da cabeceira do berço. Os vômitos persistiram e se agravaram nos três dias subsequentes. A criança passou a perder peso e a apresentar pouca atividade, além de diminuição do débito urinário. Foi então novamente levado à emergência e os exames laboratoriais iniciais mostraram: Cloro: 90mEq/L, Potássio: 3,3 mEq/L, Sódio: 130 mEq/L. A gasometria colhida evidenciou alcalose metabólica. Frente ao quadro apresentado, o diagnóstico mais provável é:
Compartilhar