Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Em relação à propedêutica armada do trauma abdominal, assinale a alternativa CORRETA:

A
O Raio-X de abdômen é importante para avaliar o trauma abdominal contuso bem como o aberto devido à ferida por arma branca.
B
A ressonância do abdômen vem-se firmando como um excelente exame para avaliar o trauma abdominal.
C
A USG tem pouco valor na avaliação inicial do trauma abdominal contuso.
D
No paciente estável com trauma abdominal, o lavado peritoneal tende a ser substituído pela USG ou TC (se esses forem exequíveis).
E
No paciente estável com ferida penetrante de abdômen por projétil de arma de fogo em transição toracoabdominal, a videolaparoscopia é contraindicada.
Para um paciente com dor torácica, descrita como dilacerante, localizada na região anterior do tórax, irradiada para a região interescapulovertebral, formula-se a hipótese de dissecção aórtica. O RX de tórax mostra alargamento do mediastino superior e borramento do botão aórtico. Considere as seguintes condutas quanto a sua adequação. I - Iniciar nitroprussiato de sódio mantendo infusão contínua com vistas a manter a pressão sistólica 100-120 mmHg. Simultaneamente, administrar betabloqueador (propranolol) para manter a FC em torno de 60 bpm. II - Realizar aortografia que é o exame padrão para o diagnóstico. III - Realizar tomografia computadorizada ou ecocardiografia que podem auxiliar o diagnóstico. Assinale a alternativa correta:
Em uma paciente, vítima de traumatismo abdominal em choque profundo, distendido com suspeita de múltiplas lesões viscerais, uma abordagem para controle de danos NÃO inclui:
Mulher de 46 anos é levada à emergência com dor importante de início súbito, em membro inferior esquerdo e com anestesia na maior parte do pé. História anterior compatível com claudicação intermitente. Usuária de anticoncepcional oral, fumante, sem pulsos distais, com diminuição de temperatura de extremidade e palidez. O diagnóstico mais provável é:
Em portadores da doença de Parkinson, deve-se evitar a administração de:
Compartilhar