Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em relação à prova de função pulmonar nas doenças intersticiais pulmonares, considere as seguintes afirmativas: 1. A maioria das apresentações produz defeito ventilatório restritivo. 2. Existe redução da capacidade pulmonar total. 3. A capacidade vital forçada (CVF) e o volume expiratório no 1º seg (VEF1) estão reduzidos. 4. A relação VEF1/CVF costuma estar normal ou aumentada. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Criança do sexo feminino com 1 ano de idade apresenta quadro de febre 39°C, inapetência e vômitos. Hemograma mostra uma leucocitose com desvio à esquerda e o exame de urina tipo I mostra leucocitúria, nitrito positivo e flora bacteriana aumentada. Sua conduta será:
De acordo com o Manual de Normas para Controle e Assistência das Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, qual o provável diagnóstico e conduta diante de pré-escolar, 03 anos de idade, com febre e tosse há 48 horas, sem tiragem intercostal ou subdiafragmática, com frequência respiratória de 50ipm?
No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança nasceu em apneia e envolta em mecônio espesso. Nessa situação, o procedimento correto dos passos iniciais da assistência neonatal consiste em posicionar o neonato sob calor radiante e aspirar as via aéreas inferiores com um tubo orotraqueal.
Paciente do sexo feminino, 25 anos, iniciou há 6 meses com ptose palpebral direita com piora no final de tarde. Há 4 meses, dificuldade para subir escadas. Há 1 semana, durante infecção de vias aéreas superiores, evoluiu para disfagia e dispneia. Foi realizado diagnóstico de miastenia gravis. Sobre essa paciente, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar