Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em relação à prova de função pulmonar nas doenças intersticiais pulmonares, considere as seguintes afirmativas: 1. A maioria das apresentações produz defeito ventilatório restritivo. 2. Existe redução da capacidade pulmonar total. 3. A capacidade vital forçada (CVF) e o volume expiratório no 1º seg (VEF1) estão reduzidos. 4. A relação VEF1/CVF costuma estar normal ou aumentada. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
No exame oftalmológico pelo pediatra verificou-se a presença de um folículo elevado no limbo, cercado por intensa hiperemia conjuntival. A causa dessa doença é frequentemente associada com blefaroconjuntivite crônica estafilocócica. O diagnóstico provável é:
Quanto às hérnias da parede anterolateral do abdome, é incorreto afirmar:
Os critérios de Beers são utilizados no idoso para avaliar:
NSF, homem, 63 anos, hipertenso, controlado com IECA, procura o pronto socorro, encaminhado pelo urologista, com um USG abdominal de rotina que apresenta um aneurisma de aorta infra-renal, medindo 3,5 x 6 cm (diâmetro X extensão). Ao exame, há a palpação de uma massa pulsátil próximo ao umbigo. O paciente é normolíneo, e tanto ele como a esposa ficaram ansiosos com esse achado detectado no ultrassom. Com base nesses dados, a conduta adequada do médico que o atendeu deve ser:
Compartilhar