Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação à recomendação quanto à suplementação de ferro para lactentes, é correto afirmar:

A
Lactentes nascidos a termo, de peso adequado para idade gestacional, a partir do 6º mês de vida, não necessitam de suplementação de ferro se estiverem ingerindo no mínimo 500 ml de fórmula infantil por dia.
B
Prematuros maiores que 1.500 g e recém-nascidos de baixo peso, a partir do nascimento, deverão receber 2 mg de ferro elementar/kg/dia até o 2º ano de vida.
C
Lactentes nascidos a termo, de peso adequado para idade gestacional, com menos de 6 meses de vida, recebendo leite materno complementado com fórmula infantil, deverão fazer uso de ferro profilático na dose de 1 mg de ferro alimentar/kg/dia.
D
Lactentes nascidos a termo, de peso adequado para idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo até os 6 meses deverão receber 1 mg de ferro elementar/kg/dia a partir do 4º mês de vida.
E
Prematuros maiores que 1.500 g e recém-nascidos de baixo peso, a partir do nascimento, deverão receber 1 mg de ferro elementar/kg/dia até o 1º ano de vida.
Um paciente é encaminhado para avaliação diagnóstica de hipercalcemia. Revendo seu prontuário ambulatorial você verifica que há oito meses já existia resultado laboratorial indicando esta mesma anormalidade. Considerando que o nível sérico do PTH deste enfermo está elevado, assinale a melhor hipótese diagnóstica dentre as citadas:
Homem idoso (72 anos) é internado por dor retroesternal, supradesnível de ST em D1, AVL, V5 e V6, troponina sérica elevada e hemoglobina de 8 g%. Dentre as citadas, indique a melhor opção terapêutica:
Gestante de 26 anos, tabagista, primigesta, com idade gestacional de 35 semanas e 5 dias, baseada no dia da última menstruação e ultrassonografia do 1º trimestre, procurou pronto-atendimento por diminuição da movimentação fetal nos últimos dias. A altura uterina era de 29 centímetros, a frequência cardíaca fetal de 144, a pressão arterial aferida de 100x70 mmHg, e ao toque vaginal o colo uterino estava impérvio. A ultrassonografia revelou oligoidrâmnio, de acordo com ILA (índice do líquido amniótico). O valor do ILA compatível com oligoidrâmnio seria:
Dentre as pacientes que procuram os ambulatórios de Doenças Sexualmente Transmissíveis, é comum ter de fazer a distinção entre úlcera genital da sífilis primária e do cancro mole. O diagnóstico diferencial, com bases clínicas, pode ser feito adotando as seguintes observações:
Compartilhar