Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação à recomendação quanto à suplementação de ferro para lactentes, é correto afirmar:

A
Lactentes nascidos a termo, de peso adequado para idade gestacional, a partir do 6º mês de vida, não necessitam de suplementação de ferro se estiverem ingerindo no mínimo 500 ml de fórmula infantil por dia.
B
Prematuros maiores que 1.500 g e recém-nascidos de baixo peso, a partir do nascimento, deverão receber 2 mg de ferro elementar/kg/dia até o 2º ano de vida.
C
Lactentes nascidos a termo, de peso adequado para idade gestacional, com menos de 6 meses de vida, recebendo leite materno complementado com fórmula infantil, deverão fazer uso de ferro profilático na dose de 1 mg de ferro alimentar/kg/dia.
D
Lactentes nascidos a termo, de peso adequado para idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo até os 6 meses deverão receber 1 mg de ferro elementar/kg/dia a partir do 4º mês de vida.
E
Prematuros maiores que 1.500 g e recém-nascidos de baixo peso, a partir do nascimento, deverão receber 1 mg de ferro elementar/kg/dia até o 1º ano de vida.
Mulher de 58 anos, diabética e hipertensa há 15 anos, apresenta dispneia e sudorese há 1 hora. Exame físico: PA = 150 x 100 mmHg, FC 110 bpm, FR 30 mpm e saturação periférica de oxigênio 89%. Ausculta torácica: bulhas rítmicas e normofonéticas, sem sopros; crepitações finas nos 2/3 inferiores do tórax. Eletrocardiograma: supradesnivelamento do segmento ST nas derivações V1 a V4. Foram realizados oxigenioterapia e administração de ácido acetilsalicílico. Assinale a alternativa que contém a melhor conduta Inicial:
Homem de 40 anos, arrítmico, sem outras comorbidades, chega ao pronto-socorro com história de dor súbita intensa e resfriamento em panturrilha esquerda há aproximadamente 4 horas. Nega história de claudicação intermitente prévia. Exame físico: membro inferior esquerdo pálido, com dor à palpação de panturrilha e sem pulsos femoral, poplíteo, tibial posterior e pedioso. No membro contralateral, todos os pulsos estão presentes e cheios. Assinale o diagnóstico e conduta.
Homem de 73 anos chegou ao pronto-socorro com febre, calafrios e forte dor abdominal há dois dias. Exame físico: hipotenso, desidratado, ictérico e com dor à palpação de hipocôndrio direito. O paciente recebeu hidratação e antibioticoterapia. Exames laboratoriais e de imagem: leucocitose com desvio à esquerda e cálculos em via biliar. A seguir, deverá ser encaminhado para:
Assinale a alternativa correta:
Compartilhar