Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

São dados laboratoriais úteis no diagnóstico de esferocitose hereditária, exceto:

A
Reticulocitose.
B
Esferócitos no sangue periférico.
C
Drepanócitos no sangue periférico.
D
Resistência globular osmótica diminuída.
E
Aumento da concentração de hemoglobina corpuscular média.
Paciente de 9 meses de idade, sexo feminino, portadora de Síndrome de Down, com dificuldade de ganho de peso, apresentado pneumopatia de repetição (várias consultas em pronto atendimento com traqueobronquite - sic), dá entrada no PS com FR = 45 mrpm, FC = 167 bpm T = 36,4ºC. Ao exame apresenta-se com tiragem IC baixa, cianose perioral, crepitantes em ambos HT, Hiperfonese de 2º bulha em foco pulmonar, sem sopros. Consultava com médico generalista na cidade de origem e tinha diagnóstico de desnutrição e pneumopatia por ter Síndrome de Down e facilidade de contrair infecções. Ao RX apresentava Infiltrado alveolar bilateral, comprometendo hilos e aumento da área cardíaca. O diagnóstico mais provável e conduta:
Homem, 70 anos, com plenitude pós-prandial há três meses, seguida de vômitos pós-alimentares. Relata emagrecimento de 10 kg neste período (peso habitual 75 kg). Realizou endoscopia digestiva alta que evidenciou lesão ulcerada localizada no terço distal do estômago, impedindo a passagem do endoscópio. O exame anatomopatológico de biópsia realizada durante a endoscopia mostrou se tratar de carcinoma do tipo intestinal de Laurén. Radiografia de tórax e tomografia computadorizada abdominal sem alterações significativas. Foi indicada terapia nutricional pré-operatória. Dentre as opções terapêuticas abaixo, assinale a mais adequada.
Menino, 2 anos, recebe o diagnóstico de fimose. Assinale a alternativa correta:
Os transtornos de ansiedade têm elevada prevalência na população geral e podem levar a significativo comprometimento sócio-ocupacional nos indivíduos acometidos. Dentre esses transtornos, o do pânico:
Compartilhar