Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Em relação à resposta metabólica ao trauma, podemos afirmar que:

A
a conversão de T3 em T4 é suprimida pelo aumento do hormônio de crescimento.
B
o polipepitídeo hipotalâmico vasopressivo arginina é um regulador potente da homeostase dos líquidos corporais que fica elevada após trauma.
C
a angiotensina II diminui logo após o trauma e passa a estimular a secreção da aldosterona, 4 dias pós-trauma.
D
a acidose metabólica ao trauma ocorre após grandes cirurgias, sendo de difícil controle.
E
a redução da secreção do glucagon pelo pâncreas tem como objetivo aumentar a gliconeogênese.
Um paciente do sexo masculino, com 62 anos, 99 kg, portador de obesidade crônica, hipertensão arterial crônica e apneia do sono, será submetido à cirurgia de gastroplastia com interposição de banda gástrica. Na avaliação pré-anestésica, para análise da sua via aérea, verificou-se, à abertura da boca, que podia visualizar-se apenas o seu palato mole e a base da sua úvula. Na classificação de Mallampati, esse paciente é:
A hemoglobinúria paroxística noturna caracteriza-se:
Os exames laboratoriais que devem ser solicitados para acompanhamento clínico de uma mulher de 49 anos de idade, menopausada há dois anos, sem queixas, com exame físico geral e ginecológico normais, são:
Uma mulher de 28 anos que teve parto cesariana do seu primeiro filho há 40 dias, procura o ginecologista para orientação sobre anticoncepção. Refere trombose venosa profunda de membro inferior à esquerda no período puerperal. No momento, apresenta exame físico sem anormalidades. Nesse caso, qual a indicação a ser feita?
Compartilhar