Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Em relação à resposta metabólica ao trauma, podemos afirmar que:

A
a conversão de T3 em T4 é suprimida pelo aumento do hormônio de crescimento.
B
o polipepitídeo hipotalâmico vasopressivo arginina é um regulador potente da homeostase dos líquidos corporais que fica elevada após trauma.
C
a angiotensina II diminui logo após o trauma e passa a estimular a secreção da aldosterona, 4 dias pós-trauma.
D
a acidose metabólica ao trauma ocorre após grandes cirurgias, sendo de difícil controle.
E
a redução da secreção do glucagon pelo pâncreas tem como objetivo aumentar a gliconeogênese.
A obesidade é definida como um acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo do organismo, decorrente de um desequilíbrio entre o ganho e o gasto calórico. Em relação ao tratamento cirúrgico da obesidade grave, assinale a alternativa incorreta. (GARRIDO, A. B. Jr. Cirurgia da obesidade. São Paulo: Atheneu, 2003)
Marque a alternativa com a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito abaixo: O paciente é um homem de 58 anos que está internado em um hospital geral para uma cirurgia de hérnia inguinal. Encontra-se em bom estado geral. O exame físico é normal, exceto por alguns nódulos em região cervical, 1 x 1 cm, indolores, não aderidos a planos profundos. O Ht: 42%; plaquetas: 335.000/mm³; leucócitos: 50.000/mm³; granulócitos: 4%; monócitos: 1%; linfócitos: 95%.
A síndrome caracterizada pela hemissecção medular, levando à perda da sensibilidade dolorosa e térmica contralateral e da função motora ipsilateral:
Em relação à eficácia dos medicamentos antidepressivos, pode-se dizer que os:
Compartilhar