Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Em relação à resposta metabólica ao trauma, podemos afirmar que:

A
a conversão de T3 em T4 é suprimida pelo aumento do hormônio de crescimento.
B
o polipepitídeo hipotalâmico vasopressivo arginina é um regulador potente da homeostase dos líquidos corporais que fica elevada após trauma.
C
a angiotensina II diminui logo após o trauma e passa a estimular a secreção da aldosterona, 4 dias pós-trauma.
D
a acidose metabólica ao trauma ocorre após grandes cirurgias, sendo de difícil controle.
E
a redução da secreção do glucagon pelo pâncreas tem como objetivo aumentar a gliconeogênese.
Ao abordar as neoplasias digestivas você enfatiza que a forma mais comum de metastatização do câncer de cólon é para linfonodos regionais. Esta disseminação está ligada, principalmente, a fatores como tamanho do tumor, diferenciação do tumor, invasão linfovascular e profundidade de invasão. Dentre estes fatores aquele que, individualmente, é o mais importante fator preditivo de desenvolvimento de metástase em linfonodos regionais é: (VER IMAGEM)
Quanto aos fatores de risco para paralisia cerebral, é CORRETO afirmar que:
Um paciente de dois anos chega ao consultório com relato de tosse e febre alta há 48 horas. Qual(ais) dos achados abaixo ele deve apresentar, para que se suspeite de pneumonia?
Baseie-se no texto a seguir para responder à questão: Um motociclista de 20 anos colide com um carro, sendo arremessado a cerca de sete metros. É feita a intubação orotraqueal no local. Na chegada ao pronto-socorro, a cânula de intubação está bem posicionada e fixada. Nota-se crepitação à palpação dos arcos costais do terço médio do hemitórax esquerdo, havendo diminuição do murmúrio vesicular em terço médio e inferior de ambos hemitórax. PA: 170 × 110 mmHg; P = 140 bpm (em membros superiores); Glasgow: 5; FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma): negativo. Pelve: estável. Membros inferiores sem pulsos arteriais palpáveis. Sem fraturas de extremidades. Principal achado nos exames de imagem que deve chamar a atenção para o diagnóstico suspeitado:
Compartilhar