Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Em relação à rubéola, indique a alternativa incorreta.

A
A adenopatia suboccipital e retroauricular é manifestação clínica frequente.
B
A contagiosidade ocorre em média 5 dias antes e até 5-7 dias após o exantema.
C
A síndrome da rubéola congênita ocorre, em geral, quando a infecção materna se deu no último trimestre da gestação.
D
Ocorre na forma subclínica em aproximadamente 30% dos casos.
E
A mulher vacinada em idade fértil deve respeitar um intervalo mínimo de 28 dias após a vacina para engravidar.
A hérnia inguinal direta, se associa a defeito da:
Uma paciente de 35 anos é levada ao pronto-socorro em busca de um cirurgião. Conta que foi submetida a colecistectomia laparoscópica há 8 dias. Está prostrada e ictérica ++, queixando-se de dor em hipocôndrio direito, febre alta, náuseas e vômitos, há 2 dias. A ultrassonografia de abdome mostra a presença de moderada quantidade de líquido em ambos os espaços subfrênicos e no espaço de Morrison, além de discreta dilatação de vias biliares intra-hepáticas. Melhor conduta:
No ambulatório de ORL, um paciente apresenta febre elevada de 39°C, dor de garganta e odinofagia. A oroscopia mostra intensa hiperemia e congestão da mucosa faríngea, de coloração vermelho vinhosa, e a presença de pseudomembranas que comprometem por contiguidade os pilares anteriores. O diagnóstico mais provável é de Angina:
Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?
Compartilhar