Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Neurologia

Neuropediatria

Em relação à síncope, é correto afirmar:

A
Em paciente jovens é comum encontrar como causa a síndrome do seio carotídeo.
B
A epilepsia contribui em 20% das causas de síncope.
C
Torsades de pointes é uma das causas de síncope em pacientes com abuso alcoólico e desnutridos.
D
A síncope neuromediada é diagnosticada após exames como EEG e ressonância magnética cerebral.
E
Hipoglicemia é a causa mais comum de síncope.
Mãe traz filho de 10 meses de vida para exame de rotina na Unidade de Saúde da Família. Diz que não realizou o pré-natal e que o parto normal ocorreu na 35a semana de gestação. A imagem abaixo (VER IMAGEM) foi obtida do fundo de olho direito da criança, e sugere:
Homem de 65 anos, refere forte dor nas costas, lipotimia e falta de ar há 6 horas. Nega traumas locais. AP: ex-tabagista, parou há 1 ano. EF: PA = 190 x 120 mmHg, descorado 3+/4. CK-MB e eletrólitos: normais. ECG: normal. AngioTC: imagem a seguir. (Conforme imagem do caderno de questões) O diagnóstico é
Mulher de 68 anos de idade chega ao pronto socorro com dor insuportável em olho direito e náuseas. Refere que a dor teve início de forma súbita há 3 horas, sendo acompanhada por baixa de acuidade visual e olho vermelho. Nega doenças oculares prévias, além da hipermetropia. Refere ser diabética e hipertensa com controle irregular, e que iniciou recentemente tratamento para depressão com nortriptilina. À inspeção, observa-se o quadro a seguir. Qual alternativa apresenta uma característica clínica e um fator de risco associados à principal hipótese diagnóstica para o caso?
Sobre a litíase renal/ureteral, considere as assertivas abaixo, utilizando V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) Os episódios agudos relacionados à urolitíase geralmente refletem obstrução, infecção ou ambos.; ( ) Quando o ureter é obstruído por um cálculo, a pressão no sistema coletor proximal sobe e, com distensão progressiva, o paciente experimenta dor significativa e sintomas viscerais, incluindo náuseas, vômitos e íleo paralítico.; ( ) Se o doente estiver livre de sinais de infecção (com base no exame de urina e ausência de calafrios, febre e leucocitose), pode ser tratado ambulatorialmente, desde que possa hidratar oralmente, a dor é adequadamente controlada por analgésicos orais. A sequência CORRETA é:
Compartilhar