Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Neurologia

Neuropediatria

Em relação à síncope, é correto afirmar:

A
Em paciente jovens é comum encontrar como causa a síndrome do seio carotídeo.
B
A epilepsia contribui em 20% das causas de síncope.
C
Torsades de pointes é uma das causas de síncope em pacientes com abuso alcoólico e desnutridos.
D
A síncope neuromediada é diagnosticada após exames como EEG e ressonância magnética cerebral.
E
Hipoglicemia é a causa mais comum de síncope.
Paciente com ascite que apresenta gradiente entre as concentrações de albumina sérica e da albumina do líquido ascítico maior que 1,1 g/dl, é característico de:
Paciente do sexo feminino, 15 anos, vem apresentando astenia, emagrecimento e quadro de úlceras recorrentes em cavidade oral, uveíte e úlceras genitais. O diagnóstico é:
Analise as afirmações abaixo listadas e assinale a alternativa CORRETA: I. A primeira opção terapêutica no tratamento medicamentoso das epilepsias primariamente generalizadas é o valproato de sódio ou divalproato de sódio. II. A carbamazepina pode causar diminuição dos níveis de carnitina livre no sono por inibição plasmalêmica de carnitina. III. Os espasmos infantis geralmente têm início entre 15 e 24 meses de vida e se caracterizam por contrações simétricas do pescoço, do tronco e das extremidades. IV. As crises parciais são responsáveis por uma grande proporção das crises infantis chegando até em 40% dos casos em algumas séries. V. A crise de ausência típica é caracterizada eletroencefalograficamente por descargas generalizadas e síncronas tipo complexo espícula-onda 3 ciclos/segundo.
A transposição das grandes artérias é uma cardiopatia congênita comum no período neonatal. Na evolução natural quase que a totalidade dos casos morre no primeiro ano de vida. A cirurgia de Jatene, descrita pelo Dr. Adib Jatene, em São Paulo, mudou radicalmente a evolução desses pacientes, transformando-as em crianças praticamente normais. Em que faixa etária essa cirurgia está mais bem indicada em um paciente com transposição simples das grandes artérias?
Compartilhar