Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Em relação à síndrome de West (espasmo infantil), considere as seguintes afirmativas: 1. Usualmente se inicia entre os 4 e 8 anos. 2. O eletroencefalograma mostra hipoarritmia. 3. As crises podem ser controladas com corticosteroides (ACTH). 4. O tratamento precoce controla as crises em mais de 90% dos casos. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Qual dos resultados de gasometria listados abaixo é o mais provável de ser encontrado em um paciente com estado de mal asmático com uma obstrução moderada das vias aéreas, consciente, taquipneico, recebendo suplementação com O2 nasal 2 L/min?
Um paciente tetraplégico chega à UTI com insuficiência respiratória aguda hipercápnica. As possíveis causas são:
Paciente masculino, 36 anos, com miastenia gravis forma ocular, em tratamento há 6 meses com prednisona 10 mg ao dia e piridostigmina 4 vezes ao dia, apresentou hematêmese, broncoaspirou e desenvolveu uma pneumonia. Chegou à UTI com insuficiência respiratória. Foi entubado e colocado na ventilação mecânica invasiva. Raios-X de tórax revelaram condensações nas bases. Além de ceftriaxona, que outras medicações NÃO devem ser utilizadas no tratamento desse paciente?
Paciente feminina, 68 anos, admitida com DPOC descompensado por pneumonia. Entra na UTI em franca insuficiência respiratória e é entubada e colocada na ventilação mecânica. Iniciou tratamento com ceftriaxona e azitromicina, porém evoluiu com fibrilação atrial aguda. Foi feita a cardioversão elétrica, mantida com os antibióticos, amiodarona, heparina em dose profilática, ranitidina e metoclopramida. A paciente foi sedada com propofol e recebeu analgesia com fentanil. Do oitavo ao décimo segundo dia de internação, apresenta plaquetopenia, chegando a 75.000 plaquetas. Além da heparina, qual das drogas utilizadas pode ser a causa dessa plaquetopenia?
Compartilhar