Em relação à síndrome de lise tumoral podemos afirmar:
A
É a principal emergência oncológica do tumor de Wilms.
B
As principais manifestações clínicas são secundárias a hiperuricemia; hipercalemia e hiperfosfatemia.
C
O tratamento de escolha é a restrição hídrica.
D
Não há relato de ocorrência nos casos de leucemia e linfoma.
E
A convulsão secundária à hiponatremia é a principal manifestação clínica.
Outras questões
Em paciente com grande queimadura, a causa primária de choque é:
Paciente do sexo masculino, 38 anos, pedreiro, casado, natural e procedente de Natal, é admitido em pronto-socorro queixando-se de dor abdominal difusa e febre alta, que se seguiu a sonolência. O acompanhante revela que o quadro se instalou nas últimas 48 horas e que o paciente é portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica. Ao examiná-lo, o médico evidencia sonolência, miose, taquisfigmia, temperatura de 38 graus centígrados, torpor. Não há sinais de irritação meningo-radicular. A ausculta cardiopulmonar não acrescenta novos dados. O exame abdominal revela ascite tensa. A intervenção terapêutica correta para esse caso é:
Paciente de 60 anos, sem comorbidades prévias, no quinto dia de pós-operatório de gastrectomia parcial por tumor gástrico de antro com reconstrução a BII, evolui com febre, dispneia, distensão e dor a descompressão brusca do abdome. O diagnóstico mais provável para esse paciente é:
Paciente de 60 anos de idade, com quadro de icterícia (+3/+4) há 20 dias associada a prurido e colúria, é submetido a ultrassonografia de abdome, que evidencia dilatação de via biliar intra e extra-hepática associada a lesão sólida de 3 cm em cabeça pancreática. Em relação a esse caso, é correto afirmar: