Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Ginecologia

Em relação à síndrome dos ovários policísticos, considere as assertivas: I - está associada a um aumento de risco para doença cardiovascular. II - a menarca costuma ser mais precoce e os ciclos menstruais irregulares. III - padrão gonadotrófico clássico, FSH aumentado com LH normal ou baixo. Marque a alternativa correta:

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III estão corretas.
Embora a maioria dos pacientes com aumento da temperatura corporal apresente febre, existem circunstâncias nas quais essa elevação de temperatura representa hipertermia, caracterizada por elevação não controlada da temperatura corporal que excede a capacidade orgânica de perder calor. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): ( ) Hipertermia induzida por drogas pode estar associada à utilização de anfetaminas, antidepressivos tricíclicos e cocaína. ( ) Na hipertermia maligna ocorre rápido aumento no cálcio intracelular em resposta ao halotano, outros anestésicos inalatórios ou à succinilcolina. ( ) A síndrome neuroléptica maligna está associada ao uso de neurolépticos, como o haloperidol, e caracteriza-se por tônus muscular diminuído. ( ) Diarreia, tremor e mioclonia estão associados à hipertermia relacionada à síndrome serotoninérgica. Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Um neonato masculino de 4,350g não apresentou qualquer problema na sala de parto-apresentou Apgar de 7 no 1º minuto e de 9 no 5º minuto. Tem estatura de 48 cm, PC de 33 cm e nenhuma evidência de anormalidade física. A avaliação da idade gestacional pela data da última menstruação (DUM) e pelo exame neurológico indica que nasceu com 38 semanas. A mãe refere bolsa rota 24 horas antes do parto. Com 4 horas de nascido, apresentou cianose e tremores, generalizados. A causa mais provável é:
Paciente com história de litíase renal de repetição chega ao Pronto-Socorro com dispneia. Exames de urgência mostram: sódio 135 mEq/L, creatinina 0,9 mg/dL, potássio 1,8 mEq/L, cloro 115 mEq/L, pH 7.08, PaCO2 40 mmHg, bicarbonato 11 mEq/L. Marque a alternativa correta:
Mulher de 45 anos procurou assistência médica devido infecções urinárias de repetição. Durante investigação foi identificado cálculo de 35 mm com 1150 UH, localizado na pelve renal e cálice inferior causando discreta dilatação da via excretora. Atualmente, o tratamento sugerido para esta situação é:
Compartilhar