Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Em relação à síndrome nefrótica, considere as assertivas abaixo quanto a sua veracidade: I- é caracterizada por edema, proteinúria acima de 3,0 g/dia, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia. Nos casos severos, há um estado de hipercoagulabilidade que pode levar a trombose venosa profunda. II- o surgimento de edema é insidioso e, na avaliação do sedimento urinário, é comum o aumento do número de células (leucócitos e eritrócitos). III- a causa mais comum na infância é a glomerunefrite por lesões mínimas. Está indicado o tratamento inicial com corticoesteroide, sendo a biópsia renal indicada somente para os que não respondem ao tratamento. Assinale a alternativa correta:

A
Apenas I.
B
Apenas II
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
Apenas I e III.
Uma paciente de 40 anos, do sexo feminino, procura o hospital por apresentar febre e disúria. Ao exame apresenta PA = 90/50 mmHg, FC = 110 bpm, FR = 26 mrm, TA = 38.5°C. O exame de sangue mostra um hemograma com 15.000 leucócitos. O médico emergencista prescreve 3000 ml de solução salina (SF 0.9%), solicita culturas e após 1 hora constata que não houve alteração significante do quadro e a PA é de 85/50 mmHg. Qual deve ser o diagnóstico e qual a conduta mais adequada?
Ao examinar um recém-nascido em alojamento conjunto que se apresenta ictérico, que característica manteria a hipótese de icterícia fisiológica?
Tipo de carcinoma basocelular mais propenso a dar metástases linfonodais:
Na queimadura por gases aquecidos, o fenômeno da respiração fica prejudicado:
Compartilhar