Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Em relação à síndrome nefrótica, considere as assertivas abaixo quanto a sua veracidade: I- é caracterizada por edema, proteinúria acima de 3,0 g/dia, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia. Nos casos severos, há um estado de hipercoagulabilidade que pode levar a trombose venosa profunda. II- o surgimento de edema é insidioso e, na avaliação do sedimento urinário, é comum o aumento do número de células (leucócitos e eritrócitos). III- a causa mais comum na infância é a glomerunefrite por lesões mínimas. Está indicado o tratamento inicial com corticoesteroide, sendo a biópsia renal indicada somente para os que não respondem ao tratamento. Assinale a alternativa correta:

A
Apenas I.
B
Apenas II
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
Apenas I e III.
Jovem, 23 anos, sofreu acidente automobilístico, apresentando dificuldade respiratória e confusão mental. Exame físico: PA = 60 x 30 mmHg, FC = 60 bpm, respiração diafragmática, Glasgow = 12, tetraplegia. Hemoglobina = 12 g/dl. Pressão venosa central = 6 mmHg. Gasometria arterial (ar ambiente): pH = 7,28, PaCO2 = 60 mmHg. Tomografias computadorizadas de crânio e abdome sem alterações. O DIAGNÓSTICO E CONDUTA SÃO:
Severino de 34 anos, foi vítima de ferimento abdominal por arma de fogo no quadrante superior direito há 3 meses. Há 6 dias iniciou com melena e hoje apresentou um episódio de hematêmese, quando então procura o pronto-socorro. Ao exame constata-se uma icterícia ++/4. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Adolescente politraumatizado foi trazido pelo serviço médico de remição móvel em ventilação mecânica de transporte, com 2 acessos venosos e hemodinamicamente estável. De repente soou o alarme da oximetria de pulso pela hipóxia e taquicardia. São causas prováveis do evento, exceto:
Com relação ao mediastino, marque a alternativa CORRETA:
Compartilhar