Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Em relação à superinfecção, marque o item correto.

A
É uma nova infecção que se desenvolve durante o tratamento da infecção original.
B
São decorrentes das bactérias sensíveis aos antibióticos usados.
C
Uma inspeção cuidadosa de pacientes hospitalizados revela a existência de superinfecções entre 15 e 20% dos pacientes em antibioticoterapia.
D
A maior ação preventiva é aumentar a dose e duração da antibioticoterapia.
E
O tratamento antibioticoterápico inicial da colite pseudomembranosa é a administração intravenosa de vancomicina, reservando o metronidazol oral nos casos de falha à vancomicina.
Paciente de 65 anos de idade apresenta esforço miccional, jato urinário fraco e interrompido e esvaziamento incompleto da bexiga, mas também urgência urinária e polaciúria, além de nictúria. Não há relato de retenção urinária com necessidade de cateterismo vesical de alívio. O toque retal e a ultrassonografia mostram uma próstata aumentada de volume, mas não há nódulos. O valor do PSA é discretamente aumentado. A respeito do tratamento adequado para esta nosologia, podemos afirmar:
Em paciente cirrótico com nódulo hipervascularizado medindo 4 cm, com trombose portal associada e alfafetoproteína com alteração significativa, o provável diagnóstico é:
Paciente de sexo masculino, 54 anos de idade, foi à consulta urológica de rotina. Não apresentava queixas urinárias e tinha valores normais de antígeno prostático específico, mas ao exame de toque retal foi evidenciada próstata de dimensões aumentadas, assimétrica e nodular. Após esse achado, o exame recomendado para melhor investigação do caso será
São cardiopatias onde a crise hipoxêmica pode estar presente:
Compartilhar