Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Em relação à trombólise no IAM, é correto afirmar:

A
São contraindicações para o uso de fibrinolíticos: diabetes mellitus com retinopatia ou neurocirurgia nos últimos trinta (30) dias.
B
São sinais característicos da reperfusão: hipotensão arterial, náuseas e vômitos e arritmias cardíacas.
C
São contraindicações para o uso de fibrinolíticos: sexo feminino, uso de anovulatórios e gravidez nos últimos 30 meses.
D
São indicações para a trombólise no IAM: dor torácica, infradesnível do segmento ST persistente (> 1 mm), em pelo menos duas (02) derivações contíguas ou de um bloqueio do ramo direito novo ou supostamente novo.
E
São indicações para a trombólise no IAM: sintomas sugestivos de IAM e elevação do segmento ST (> 1 mm) persistente, em pelo menos duas (02) derivações contíguas ou de um bloqueio de ramo esquerdo novo ou supostamente novo.
Em relação às distopias testiculares, assinale a alternativa incorreta.
A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental no Brasil. Sobre as características recentes desse modelo, é incorreto afirmar que:
Um paciente do sexo masculino, com 18 anos de idade, vítima de atropelamento, é transferido de um município do interior para um Hospital de Emergência, na capital, cerca de 12 horas após o acidente. Ele apresenta fratura de fêmur e tíbia do membro inferior direito. Radiografia do tórax feita na admissão não revela pneumo ou hemotórax. Algumas horas depois do internamento, o paciente desenvolve desconforto respiratório, confusão mental, febre, e petéquias são observadas no tórax, pescoço e axilas. Assinale a alternativa correta para esse quadro clínico:
Criança, 3 anos, foi acordada por dor intensa em hipogástrio e fossa ilíaca direita, de início súbito, irradiada para região escrotal homolateral há 1 hora. Não há relato de hipertermia ou trauma local. Está irritada, chorando, dificulta o exame, mas não há alterações apreciáveis no abdome ou no aparelho respiratório; genitália dolorosa e testículo direito muito sensível à palpação. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar