Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Em relação à tuberculose, é incorreto afirmar que:

A
A tuberculose pleural e a ganglionar são as formas mais comuns de tuberculose extrapulmonar.
B
O líquido pleural na tuberculose pleural é uma exsudato com a adenosina deaminase (ADA) geralmente acima de 60 UI.
C
O tratamento da tuberculose pulmonar na gestante não deve ser alterado, mantendo-se o esquema 1 com rifampicina, isoniazida e pirazinamida.
D
São causas de hiporreatividade ao teste tuberculínico realizado com o PPD as neoplasias, a AIDS e a desnutrição calórica proteica.
E
Na tuberculose pleural, a pesquisa de BAAR (bacilo álcool-ácido resistente) no líquido pleural apresenta uma positividade maior que 70%.
Um lactente de nove meses, com diagnóstico de cardiopatia congênita com hiperfluxo pulmonar e pneumonias de repetição, é encaminhado ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, para vacinação complementar. Seu esquema de imunização básica está completo. De acordo com o Ministério da Saúde, além da anti-influenza, que outra vacina deve ser indicada?
A depressão pós-parto pode ser caracterizada como um quadro:
Lactente de seis meses, portador de trissomia do cromossomo 21, apresenta história de cansaço às mamadas, infecções respiratórias de repetição, baixo ganho pondo-estatural, além de sudorese acentuada. Ao exame físico, apresenta-se acianótica, com B2 hiperfonética e desdobrada em foco pulmonar, além de sopro sistólico com regurgitação discreta em borda esternal esquerda baixa, e os pulsos arteriais normais. O ECG mostra o eixo de QRS a– 60º, além de sobrecarga bi ventricular. O diagnóstico mais provável desta criança é:
Lactente de 3 meses, sexo masculino, cor branca, nascido a termo, peso de nascimento=2600g.Em tratamento para toxoplasmose congênita, em aleitamento materno exclusivo, desenvolvimento neuro-psico-motor: sustenta a cabeça e apresenta sorriso social, em consulta ambulatorial de puericultura, devido a dados de anamnese e palidez cutâneo-mucosa ++/+4, o médico solicitou hemograma com os resultados obtidos citados abaixo: Hemoglobina=9,0, hematócrito=27, VCM=110 FL; núcleos dos neutrófilos plurisegmentados; Normocromia; com anisocitose. Assinale a melhor alternativa para a etiologia da anemia de acordo com o enunciado da questão:
Compartilhar