Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Em relação à tuberculose, é incorreto afirmar que:

A
A tuberculose pleural e a ganglionar são as formas mais comuns de tuberculose extrapulmonar.
B
O líquido pleural na tuberculose pleural é uma exsudato com a adenosina deaminase (ADA) geralmente acima de 60 UI.
C
O tratamento da tuberculose pulmonar na gestante não deve ser alterado, mantendo-se o esquema 1 com rifampicina, isoniazida e pirazinamida.
D
São causas de hiporreatividade ao teste tuberculínico realizado com o PPD as neoplasias, a AIDS e a desnutrição calórica proteica.
E
Na tuberculose pleural, a pesquisa de BAAR (bacilo álcool-ácido resistente) no líquido pleural apresenta uma positividade maior que 70%.
Em uma consulta de rotina do Posto de Saúde, você atende uma criança que apresenta as seguintes habilidades: anda com apoio, aproxima-se quando é chamada, bate palmas, solta um objeto sob comando, emite 1 ou 2 palavras com significado. Considerando as diretrizes com referência à faixa superior da normalidade, você diria que essa criança tem quanto tempo?
Qual a queixa mais comum de paciente com diagnóstico de Adenocarcinoma de Próstata?
Qual é a idade provável de um lactente que move a cabeça de um lado para o outro seguindo objetos, é capaz de elevar a cabeça 45º quando em posição prona, sorri e balbucia quando estimulado, porém ainda não senta sem apoio?
Lactente com 3 meses de idade dá entrada na UPA com quadro de estado de mal epilético, sem ter apresentado crise convulsiva anteriormente e apresenta hemorragia retiniana ao fundo de olho, qual sua hipótese diagnóstica?
Compartilhar