Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Em relação à tuberculose, é incorreto afirmar que:

A
A tuberculose pleural e a ganglionar são as formas mais comuns de tuberculose extrapulmonar.
B
O líquido pleural na tuberculose pleural é uma exsudato com a adenosina deaminase (ADA) geralmente acima de 60 UI.
C
O tratamento da tuberculose pulmonar na gestante não deve ser alterado, mantendo-se o esquema 1 com rifampicina, isoniazida e pirazinamida.
D
São causas de hiporreatividade ao teste tuberculínico realizado com o PPD as neoplasias, a AIDS e a desnutrição calórica proteica.
E
Na tuberculose pleural, a pesquisa de BAAR (bacilo álcool-ácido resistente) no líquido pleural apresenta uma positividade maior que 70%.
Uma paciente do sexo feminino, com 22 anos, relata aparecimento de manchas avermelhadas em região malar há cinco meses, associadas à fotossensibilidade e poliartrite. Essa paciente encontra-se gestante de doze semanas. Nesse caso, qual o exame a ser solicitado para descarte de bloqueio cardíaco fetal?
Sobre divertículo de Meckel, assinale a alternativa CORRETA:
Uma mulher de 65 anos, secretária executiva aposentada, procura assistência médica devido à dor lombar, com irradiação para face posterior da coxa direita, evoluindo há 3 meses e agravada há 15 dias. Neste último período, vem apresentando pouca resposta analgésica, que não cessa com o repouso e desperta-a do sono frequentemente. Exceto por emagrecimento de 6 kg desde a piora clínica, a anamnese dirigida foi irrelevante. Refere terapia de reposição hormonal. FC. 84 bpm; FR: 18 irpm; Tax. 36,8ºC; Pa: 130/80 mmHg. Laségue positivo a 45º. A hipótese diagnóstica mais provável, dentre as citadas, é de:
Acerca de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de infecções em pediatria, cada uma das opções abaixo apresenta um caso clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.
Compartilhar