Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Em relação à tuberculose urinária, assinale a alternativa correta:

A
A maioria dos pacientes apresenta manifestações insidiosas de cistite, com desconforto à micção e hematúria macroscópica.
B
A urocultura geralmente apresenta crescimento de micro-organismos incomuns, sendo usual o isolamento de Nocardia.
C
A urografia excretora apresenta características sugestivas da doença, particularmente nos estágios iniciais da infecção.
D
O padrão-ouro para o diagnóstico é o isolamento de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) na urina.
Em relação às doenças do sistema venoso, são apresentadas as seguintes assertivas: I. As principais complicações da TVP são a insuficiência venosa e a síndrome pós-flebítica. II. O ecodoppler venoso, por sua alta sensibilidade e especificidade, tornou-se a primeira escolha para o diagnóstico de TVP. III. A tromboflebite migratória apresenta-se com episódios recorrentes de tromboflebites superficiais e pode ser manifestação de síndrome paraneoplásica. Qual é a alternativa correta?
Menino com 7 meses de idade é levado pela mãe a Unidade Básica de Saúde em consulta de Puericultura. A mãe está preocupada, pois acha que ele é mais lento que os irmãos. Após anamnese detalhada, o pediatra realizou o exame físico e afirmou que o exame neurológico e o desenvolvimento neuropsicomotor estavam condizentes com a idade. O que o pediatra observou em relação a linguagem, motricidade, comportamento adaptativo e reflexos arcaicos, respectivamente, para fazer tal afirmação?
Paciente do sexo feminino, 71 anos, antecedentes de fratura de fêmur com osteossíntese há 2 anos, doença arterial coronária submetida e insuficiência cardíaca diastólica. Há cinco dias internou na unidade de terapia intensiva por broncopneumonia e insuficiência respiratória, tendo sido necessário ventilação mecânica. Há dois dias respira espontaneamente com suplemento de oxigênio por máscara. Desde então, apresenta períodos com sonolência excessiva, dificuldade de manter a atenção e pensamento desorganizado. Qual das seguintes afirmações sobre a epidemiologia do delirium em idosos é FALSA?
Homem de 52 anos de idade, tabagista de 1 maço/dia por 25 anos, apresentou infarto agudo do miocárdio há 20 dias e, após, parou de fumar. Refere estar com irritação, insônia, ansiedade e constipação. Está em uso de bupropiona 150 mg de 12/12h. A melhor conduta, além do aconselhamento com intervenção intensiva, é:
Compartilhar