Em relação à úlcera péptica, assinale a alternativa correta.
A
O pneumoperitônio é um sinal radiológico patognomonico de perfuração de úlcera péptica.
B
A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) tem como causa não-varicosa mais frequente no Brasil a úlcera péptica.
C
Frente à perfuração de úlcera péptica que pode surgir sem manifestação clínica prévia, a sutura da lesão é a única opção a se realizar na urgência.
D
Úlceras duodenais da parede anterior têm como principal complicação o sangramento, enquanto que as de parede posterior tendem a perfurar.
E
Úlceras classificadas como Forrest I a têm chance de ressangramento de 15 a 20%.
Outras questões
A respeito do uso de fórcipe na obstetrícia atual, considerar as assertivas abaixo: I - O fórceps de Piper é o ideal para o manejo da cabeça derradeira. II - A pega ideal é biparietal. III - Nas posições occipitotransversais deve-se tentar a rotação digital da cabeça e, na possibilidade desta, utilizar o fórceps de Simpson. É (São) correta (as) a (s) assertivas:
Quanto à recuperação de criança desnutrida, assinalar a alternativa INCORRETA.
Qual o resultado esperado do exame do líquido cefalorraquidiano de uma criança com quadro de meningite bacteriana?
Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa.
No caso clínico anterior, que fator pode ser considerado determinante para o aparecimento do quadro clínico febril?