Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação à úlcera péptica, assinale a alternativa correta.

A
O pneumoperitônio é um sinal radiológico patognomonico de perfuração de úlcera péptica.
B
A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) tem como causa não-varicosa mais frequente no Brasil a úlcera péptica.
C
Frente à perfuração de úlcera péptica que pode surgir sem manifestação clínica prévia, a sutura da lesão é a única opção a se realizar na urgência.
D
Úlceras duodenais da parede anterior têm como principal complicação o sangramento, enquanto que as de parede posterior tendem a perfurar.
E
Úlceras classificadas como Forrest I a têm chance de ressangramento de 15 a 20%.
Homem de 72 anos de idade acompanhado de sua esposa procura assistência médica com queixa de “perda de memória”. Refere que guarda as chaves do carro e não se recorda depois do local, tem dificuldade de aprender novas tarefas, como usar o celular que ganhou do filho e que, às vezes, durante conversa não consegue lembrar-se do nome de pessoas sobre a quais gostaria de tecer um comentário. A esposa não tem observado dificuldades no dia a dia do paciente e refere que ele continua desempenhando suas tarefas como antes. Quanto ao caso clínico é correto afirmar que: (MEEM = Miniexame do Estado Mental)
Adolescente de 15 anos de idade cursa com febre baixa, exantema maculopapuloso que se iniciou na face, no couro cabeludo e pescoço, espalhando-se, posteriormente, para todo o corpo e linfonodomegalia retroauricular e cervical. O diagnóstico é de:
Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é uma das medidas de maior eficácia e de menor custo de que se dispõe no enfrentamento da mortalidade infantil. À luz dos conhecimentos sobre o leite materno, julgue os itens seguintes. I. Quanto à composição proteica do leite humano, 80% correspondem à caseína e 20% à lactoalbumina; II. O controle da secreção e da ejeção do leite humano são efetivados, respectivamente, pelos hormônios prolactina e ocitocina; III. Considera-se que a pega está adequada quando a boca do bebê está bem aberta, o lábio inferior está voltado para fora e o superior para cima, o queixo toca o peito da mãe, aparece mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo, e ele suga e deglute de forma coordenada; IV. Entre as imunoglobulinas presentes no leite humano predominam as IgG e IgM; V. O médico deve recomendar a uma mãe com infecção pelo vírus da hepatite C que não amamente. Estão certos apenas os itens:
Acerca das situações clínicas envolvendo parasitas intestinais na área pediátrica, assinale a opção correta.
Compartilhar