Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Em relação a um paciente com ascite, é correto afirmar, EXCETO que:

A
Tomada isoladamente, a contagem total e diferencial de células no líquido ascítico é o exame mais útil para o diagnóstico de infecção, e sempre deve ser realizada quando da coleta de amostrar desse líquido. Uma contagem de neutrófitos maior ou igual a 250 célula/mm³ é indicativa da necessidade de uso de antimicrobianos.
B
A cirrose é a causa mais comum de ascite, e esta é a sua complicação mais comum.
C
A paracentese não é segura em pacientes com RNI aumentado , indica-se a transfusão de plasma fresco para realização do procedimento nessa condição.
D
A presença de um gradiente soro-ascite = 1.1g/dl é compatível com hipertensão portal.
E
Proteínas totais > 1g/dl. glicose < 50mg/dl. e DHL acima do limite superior da normalidade para o soro, em pacientes com contagem de neutrófilos maior do que 250 células/mm³, apontam a necessidade imediata de investigação de perfurações do intestino como causa da infecção do líquido ascítico.
Puérpera, está no 3º dia pós-cesariana por óbito fetal intrauterino. Após exame clínico cuidadoso, os achados positivo são: temperatura axilar = 38 ºC, loquiação fisiológica, abdome flácido, leucograma = 14.500/mm³ , com neutrofilia e eosinopenia; artralgia e mialgia. Deve-se:
Com referência ao caso clínico de um paciente com obstrução mecânica do intestino delgado, assinale a opção incorreta.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de idade, com sintomas de pirose há 8 anos e que há 6 meses passou a apresentar regurgitação, assinale a opção correta.
Pedro, 9 meses, nascido de parto cesariana, pesando 2.600 gramas, estatura: 50 cm, compareceu à consulta com seu médico de família. Ao avaliar os dados antropométricos de Pedro, o MFC constatou que a criança estava pesando 5 Kg e medindo 70 cm. Continua em aleitamento materno exclusivo e em livre demanda. As vacinas estão em dia e não ocorreram intercorrências. Quanto ao estado nutricional, qual a classificação de Pedro?
Compartilhar