Em relação a um paciente com ascite, é correto afirmar, EXCETO que:
A
Tomada isoladamente, a contagem total e diferencial de células no líquido ascítico é o exame mais útil para o diagnóstico de infecção, e sempre deve ser realizada quando da coleta de amostrar desse líquido. Uma contagem de neutrófitos maior ou igual a 250 célula/mm³ é indicativa da necessidade de uso de antimicrobianos.
B
A cirrose é a causa mais comum de ascite, e esta é a sua complicação mais comum.
C
A paracentese não é segura em pacientes com RNI aumentado , indica-se a transfusão de plasma fresco para realização do procedimento nessa condição.
D
A presença de um gradiente soro-ascite = 1.1g/dl é compatível com hipertensão portal.
E
Proteínas totais > 1g/dl. glicose < 50mg/dl. e DHL acima do limite superior da normalidade para o soro, em pacientes com contagem de neutrófilos maior do que 250 células/mm³, apontam a necessidade imediata de investigação de perfurações do intestino como causa da infecção do líquido ascítico.
Outras questões
A doença trofoblástica gestacional, caracterizada por proliferação anormal do trofoblasto, tem uma incidência em torno de 1/10.000. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que é falsa.
No sofrimento fetal crônico obstrutivo, o concepto desencadeia mecanismo de defesa que possibilita sua sobrevivência por períodos moderadamente longos. O conhecimento desses mecanismos possibilita ao obstetra através da propedêutica fetal, traçar condutas adequadas. Assinale a sequência correta do agravamento da pO2 fetal.
Um menino de 8 anos de idade é atendido no ambulatório. Tem história de asma, tratada somente nas crises, com boa resposta. Há três dias apresenta tosse cheia, congestão nasal, febre baixa e desconforto respiratório. Seus pais estavam usando um descongestionante nasal de uso oral, e um xarope fitoterápico para a tosse. Ao exame, o menino apresenta-se bem, com taquipneia (frequência respiratória de 40 ipm), tiragem costal leve e sibilos expiratórios à ausculta. Não há estertores. A taxa de fluxo de pico expiratório (peak-flow-metria) é de 60%. A conduta imediata mais adequada é: