Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Em relação a um paciente com ascite, é correto afirmar, EXCETO que:

A
Tomada isoladamente, a contagem total e diferencial de células no líquido ascítico é o exame mais útil para o diagnóstico de infecção, e sempre deve ser realizada quando da coleta de amostrar desse líquido. Uma contagem de neutrófitos maior ou igual a 250 célula/mm³ é indicativa da necessidade de uso de antimicrobianos.
B
A cirrose é a causa mais comum de ascite, e esta é a sua complicação mais comum.
C
A paracentese não é segura em pacientes com RNI aumentado , indica-se a transfusão de plasma fresco para realização do procedimento nessa condição.
D
A presença de um gradiente soro-ascite = 1.1g/dl é compatível com hipertensão portal.
E
Proteínas totais > 1g/dl. glicose < 50mg/dl. e DHL acima do limite superior da normalidade para o soro, em pacientes com contagem de neutrófilos maior do que 250 células/mm³, apontam a necessidade imediata de investigação de perfurações do intestino como causa da infecção do líquido ascítico.
A coarctação da aorta é uma má formação cardíaca que ocorre em aproximadamente 7% dos nascidos vivos com diagnóstico de cardiopatia congênita e pode estar associada a alguma síndrome. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa CORRETA para a síndrome a com maior frequência de associação à coarctação da aorta.
Criança de 10 meses de idade, previamente hígida, comparece ao pronto-socorro com sinais de febre e coriza há 2 dias. Em exame clínico observa-se taquicardia, dispneia e ao RX de tórax apresentou aumento da área cardíaca; área pulmonar normal. A suspeita clínica foi de miocardite. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos próximos exames complementares a serem solicitados.
Paciente de 8 anos dá entrada na Sala de Emergência trazido pelos pais por estar inconsciente, após crise convulsiva em casa. Você checa o pulso carotídeo e ele está presente, mas percebe a respiração irregular (frequência respiratória 6 inc/min). Iniciado suporte respiratório com dispositivo Bolsa Máscara Válvula (BMV) e instalada monitorização cardíaca. O ritmo cardíaco é sinusal, com frequência cardíaca de 50 bpm. Tempo de enchimento capilar de 4 segundos e pressão arterial de 60x40 mmHg. Qual a conduta CORRETA para este caso?
Criança do sexo masculino, de 1 ano e 2 meses de idade, deu entrada no pronto atendimento com história de evacuações escurecidas e de odor forte há 4 horas. A mãe dele negou dor, vômitos, febre, alterações cutâneas ou vacinação recente. Ela relatou ainda que a criança já havia apresentado 2 episódios de evacuações com grande quantidade de sangue, nos quais necessitou até de transfusão sanguínea. Qual é o diagnóstico?
Compartilhar