Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Hematologia

Em relação a um paciente que durante a transfusão de hemoconcentrado se queixou de prurido e surgiram algumas placas urticariformes em seu tronco, assinale a opção correta.

A
Trata-se de reação transfusional hemolítica. Deve-se parar a transfusão imediatamente.
B
O paciente deve estar apresentando uma reação anafilática. Deve ser tratado com epninefrina subcutânea.
C
O quadro sugere doença do enxerto versus hospedeiros
D
O quadro é de natureza alérgica e pode ser tratado com sintomáticos, interrompendo temporariamente a transfusão.
E
Deve-se interromper a transfusão e usar corticoterapia endovenosa em dose imunossupressora.
Em relação a mionecrose Clostridial, marque a alternativa CORRETA:
É característica do abscesso hepático piogênico:
Paciente de 60 anos, diabético, hipertenso apresentando quadro súbito de afasia motora e hemiplegia direita há cerca de 6 horas. Pode-se afirmar que:
Paciente cirrótico Child C vem ao PS com queixa de queda do estado geral, dor abdominal e dispneia progressiva. Ao exame apresenta-se emagrecido, descorado +/4+, pulmões com murmúrio vesicular diminuídos em bases sem RA e com ascite volumosa. Foi realizada paracentese de alívio na sala de emergência com saída de líquido amarelado. O exame do líquido ascítico teve o seguinte resultado: Aspecto = claro; cor = amarela; ph = 6,9; 50 mil hemácias/mm³; Leucometria: 600 leucócitos/mm³ com 90% de polimorfonucleares. Com base neste quadro, seu diagnóstico e conduta serão:
Compartilhar