Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Hematologia

Em relação a um paciente que durante a transfusão de hemoconcentrado se queixou de prurido e surgiram algumas placas urticariformes em seu tronco, assinale a opção correta.

A
Trata-se de reação transfusional hemolítica. Deve-se parar a transfusão imediatamente.
B
O paciente deve estar apresentando uma reação anafilática. Deve ser tratado com epninefrina subcutânea.
C
O quadro sugere doença do enxerto versus hospedeiros
D
O quadro é de natureza alérgica e pode ser tratado com sintomáticos, interrompendo temporariamente a transfusão.
E
Deve-se interromper a transfusão e usar corticoterapia endovenosa em dose imunossupressora.
Em relação aos pacientes com síndrome de Down, analise as afirmativas abaixo: I. A expectativa de vida do paciente com a síndrome é de 25 anos. II. A infância é o período de maior mortalidade devido às cardiopatias congênitas e às leucemias. III. A trissomia livre do cromossoma 21 é a etiologia mais frequente da síndrome de Down. Está / estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
A obesidade é o acúmulo inapropriado de gordura corpórea em condições metabólicas capazes de aumentar a morbi-mortalidade. Assinale a alternativa incorreta:
Ao nascer, a maioria dos recém-nascidos com infecção congênita por citomegalovírus é:
Menino de 10 anos apresenta, há 3 dias, febre, adinamia e diminuição da acuidade visual do olho direito, que veio para a frente (sic). Exame físico: edema e eritema palpebrais à direita, com proptose, quemose, hiperemia conjuntival e diminuição da motilidade ocular extrínseca. A hipótese diagnóstica correta é:
Compartilhar