Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em relação à utilização das drogas inibidoras da enzima de conversão da angiotensina I (Inibidores da ECA), é INCORRETO afirmar que:

A
se deve utilizar doses pequenas para evitar hipotensão arterial.
B
é tolerável a elevação do potássio sérico até níveis de 5,5 mEq/ L.
C
a tosse pode ser efeito colateral incômodo.
D
inibidores da ECA devem ser retirados da terapêutica, caso a creatinina eleve-se mais do que 50% dos níveis pré-tratamento.
E
inibidores da ECA estão contraindicados em portadores de estenose bilateral de artérias renais.
Paciente feminina de 43 anos procura médico por quadro de vertigem e visão dupla desencadeadas na mirada lateral, sem outros sintomas associados. Exame neurológico mostra dificuldade de adução do olho esquerdo e nistagmo na abdução do olho direito, sem alteração no restante da motricidade ocular extrínseca ou intrínseca; o reflexo de convergência é normal, bem como as pupilas. O diagnóstico principal para este caso é:
Em relação ao glaucoma crônico de ângulo aberto, considere as seguintes assertivas: I. A visão central geralmente está preservada até estágios finais da doença. II. A hiperemia e a dor ocular são sintomas. III. A campimetria auxilia o diagnóstico. Está / Estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
São diuréticos poupadores de potássio:
Os exames laboratoriais que devem ser solicitados para acompanhamento clínico de uma mulher de 49 anos de idade, menopausada há dois anos, sem queixas, com exame físico geral e ginecológico normais, são:
Compartilhar