Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação à vacinação, considere as assertivas abaixo. I- Há evidências de que a vacina contra raiva não deve ser aplicada em gestantes. II- Em pacientes adultos com AIDS, a vacina BCG está contraindicada. III- A vacina contra febre amarela está contraindicada para indivíduos alérgicos a componentes do ovo e para gestantes. Quais são corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Paciente com história de diabete melito e vasculopatia periférica, apresenta lesão ulcerada na planta do pé. Frente à suspeita de osteomielite, qual o exame de maior acurácia diagnóstica?
Paciente masculino de 55 anos, trabalhador em marmoraria desde os 15 anos, procurou o serviço de clínica médica com queixas de dispneia que se intensificou nos últimos 6 meses, associada à dor torácica pouco responsiva ao uso de anti-inflamatórios, astenia e emagrecimento. Ao exame físico apresentou: murmúrio vesicular abolido nos 2/3 inferiores do hemitórax esquerdo. Realizou radiografia de tórax que evidenciou derrame pleural volumoso sem desvio do mediastino. O médico atendeu o paciente e solicitou toracocentese diagnóstica e a análise do líquido pleural demonstrou:
Criança com dois anos de idade, atendida no pronto-socorro com quadro de dor e perda de força no membro superior direito há 1 hora. Mãe refere que a criança ia cair e ela a segurou pelo antebraço. Ao exame, o antebraço se encontra em extensão e pronado. A conduta recomendada é redução:
Uma de suas pacientes, que até então estava bem, é hospitalizada com Infecção do trato urinário. No dia seguinte, você vai vê-la e a encontra dormindo. Ao acordá-la, você logo percebe que não está sendo reconhecido (a) e que a paciente está confusa em relação ao local que se encontra. O exame neurológico não chama atenção, exceto pela anormalidade das condições mentais. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar