Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Em relação à vacinação no paciente adolescente pode-se afirmar que:

A
O adolescente que desconhece seu estado vacinal em relação à vacinação contra difteria, coqueluche e tétano e essa informação é impossível de ser obtida, deverá receber uma dose de dupla adulto (dT) ou tríplice bacteriana do adulto (dTpa).
B
A vacina contra papilomavírus humano (HPV) recombinante quadrivalente é recomendada para mulheres de 9 a 26 anos e protege contra os sorotipos 6, 11, 16, 18.
C
O esquema básico de vacinação contra HPV consiste de duas doses de vacina com intervalo de seis meses entre elas.
D
Em relação à vacina contra Hepatite B, é recomendada a realização do reforço na adolescência para aqueles que receberam o esquema básico na infância (03 doses).
E
A vacina contra varicela é contraindicada em adolescentes maiores de 13 anos.
Lactente de 10 meses de idade, sexo feminino, iniciou quadro de edema simétrico das mãos e pés. Ao exame estava irritado e apresentava palidez cutaneomucosa. Responsável informa que este quadro é o primeiro. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Nao é complicação de punção da arteria subclavia direita:
Os pais de um menino de 14 anos de idade estão preocupados por sua baixa estatura e ausência de desenvolvimento de características sexuais secundárias. O menino teve um desenvolvimento normal na infância, apesar de ser sempre menor que as crianças de sua idade. O exame físico é normal. A relação entre o segmento superior e inferior é de 0,98. Uma pequena quantidade de pelos finos pubianos e axilares é evidenciada. Não há pigmentação escrotal; seus testículos medem 4 cm³, e seu pênis mede 6 cm. O diagnóstico mais provável é:
Em relação aos maus-tratos contra crianças e adolescentes, considere as afirmativas abaixo. I - A violência doméstica é uma grave problema social, considerado pela OMS como uma problema de saúde pública. II - Dentro dos aspectos legais implicados nos casos de maus-tratos, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente não têm ascendência sobre os códigos de ética profissional. III - Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem a necessidade de outras providências legais. Quais estão corretas?
Compartilhar