Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Em relação à vacinação no paciente adolescente pode-se afirmar que:

A
O adolescente que desconhece seu estado vacinal em relação à vacinação contra difteria, coqueluche e tétano e essa informação é impossível de ser obtida, deverá receber uma dose de dupla adulto (dT) ou tríplice bacteriana do adulto (dTpa).
B
A vacina contra papilomavírus humano (HPV) recombinante quadrivalente é recomendada para mulheres de 9 a 26 anos e protege contra os sorotipos 6, 11, 16, 18.
C
O esquema básico de vacinação contra HPV consiste de duas doses de vacina com intervalo de seis meses entre elas.
D
Em relação à vacina contra Hepatite B, é recomendada a realização do reforço na adolescência para aqueles que receberam o esquema básico na infância (03 doses).
E
A vacina contra varicela é contraindicada em adolescentes maiores de 13 anos.
Paciente de 40 anos é admitido no Pronto-Socorro por cefaleia. Refere ser portador de adenocarcinoma de pulmão com metástases ósseas e cerebrais em tratamento há seis meses. De demais antecedentes relevantes, relata crise convulsiva há um mês. Não faz uso de quaisquer medicamentos além dos quimioterápicos infundidos no hospital periodicamente. Assinale o item que contém droga CONTRAINDICADA para o tratamento desta dor aguda.
Num paciente atendido em via pública, com fratura simples de membro inferior, trauma torácico, turgência de jugulares; queda acentuada da pressão arterial; murmúrio vesicular presente e normal bilateralmente, e abafamento de bulhas. A conduta de emergência será:
Qual é a cardiopatia congênita MAIS comum?
Mulher de 37 anos, com sangramento genital irregular. Ao exame ginecológico identificou-se lesão vegetante no lábio anterior do colo uterino medindo 2,0 cm. Os paramétrios não estão comprometidos pelo toque retal e não há metástases a distância. Sabendo-se que a biópsia revelou carcinoma espinocelular invasivo, qual o tratamento indicado?
Compartilhar