Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Obstetrícia

Ginecologia

Em relação à violência sexual (estupro), considere as assertivas abaixo: I - afeta principalmente as mulheres com menos de 20 anos; o crime geralmente é sub-relatado, e o agressor, na maioria das vezes, é conhecido da vítima. II - no primeiro atendimento, deve-se solicitar teste de gravidez, VDRL, Anti-HIV, Anti-HCV, HBsAg e coletar secreção vaginal e retal para análise (pesquisa de clamídia, ureoplasma, micoplasma, gonococo). III - se houver falha na anticoncepção de emergência, a paciente engravidar e se não for seu desejo levar a gestação a termo, o abortamento poderá ser realizado. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
São considerados critérios para TRALI (“Transfusion-Related Acute Lung Injury”):
Considere as seguintes assertativas sobre neuropatia diabética. I. Os elementos principais no manejo da neuropatia diabética são: controle glicêmico, cuidados com os pés e tratamento da dor. II. Controle glicêmico rigoroso é o principal fator para prevenção da neuropatia diabética III. Polineuropatia diabética dolorosa é uma condição em geral autolimitada. IV. Amitriptilina, capsaicina, gabapentina e inibidores da enzima conversora da angiotensina (EICA) têm se mostrado efetivos para o tratamento da neuropatia diabética. Escolha a opção correta.
Em um paciente com o diagnóstico de Melanoma Maligno em coxa esquerda, com grau de infiltração de Breslow de 2 mm, com ausência de adenomegalias inguinais ao exame físico, foi realizada a pesquisa do linfonodo sentinela em região inguinal esquerda que evidenciou metástase linfonodal. Qual a função deste procedimento cirúrgico?
Ao considerar o agente etiológico mais comum em nosso meio para os quadros de pneumonia aguda da faixa etária pediátrica, qual a primeira escolha antimicrobiana para tratamento ambulatorial?
Compartilhar