Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Obstetrícia

Ginecologia

Em relação à violência sexual (estupro), considere as assertivas abaixo: I - afeta principalmente as mulheres com menos de 20 anos; o crime geralmente é sub-relatado, e o agressor, na maioria das vezes, é conhecido da vítima. II - no primeiro atendimento, deve-se solicitar teste de gravidez, VDRL, Anti-HIV, Anti-HCV, HBsAg e coletar secreção vaginal e retal para análise (pesquisa de clamídia, ureoplasma, micoplasma, gonococo). III - se houver falha na anticoncepção de emergência, a paciente engravidar e se não for seu desejo levar a gestação a termo, o abortamento poderá ser realizado. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Mulher de 27 anos, com histórico de litíase renal, é submetida à ecografia abdominal que demonstra nódulo hepático. É submetida, então, à ressonância magnética, que diagnostica hiperplasia nodular focal de 5 cm de diâmetro no lobo direito do fígado. Refere uso de anticoncepcional oral. A conduta mais adequada nessa situação é:
Homem procedente do sistema prisional com queixa de febre vespertina e tosse há 8 semanas, emagrecimento de 10 kg e, atualmente, dispneia aos esforços. Ao exame expansibilidade diminuída em terço inferior do hemitórax esquerdo, macicez à percussão, frêmito toraco-vocal e murmúrio vesicular abolidos nessa localização.
Em relação a intoxicação exógena:
Recém-nascido apresentou, no exame de 6 horas, sinal de Ortolani positivo para o quadril direito. Na ultrassonografia do quadril direito verificou-se, segundo método de Graf, ângulo alfa de 50º e ângulo beta de 59º. O tratamento recomendado é:
Compartilhar