Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Em relação à violência sexual contra mulheres, marque a alternativa incorreta.

A
A intenção do primeiro atendimento é o tratamento precoce das lesões decorrentes da violência, encaminhamento para suporte psicológico e a profilaxia da gravidez indesejada, das DST’s e do HIV.
B
Os exames coletados no primeiro atendimento são teste de gestação - HCG, VDRL, anti-HIV, teste para hepatite B e C, coleta de secreção vaginal e retal (pesquisa de clamídia, ureaplasma, micoplasma, gonococo).
C
É obrigatória a sentença condenatória do réu para que o aborto previsto por lei seja feito.
D
Todas as profilaxias (gestações indesejadas, DST’s HIV e hepatite B) devem ser iniciadas em 72 horas decorridas da violência sexual.
E
As infecções mais frequentes são a gonorreia, a clamídia, a vaginose bacteriana e a tricomoníase.
A respeito das dermatoses na infância: I- A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica que acomete frequentemente a área das fraldas e se inicia, geralmente, entre 3 e 12 semanas de vida, e raramente ocorre após os 6 meses de idade; II- A dermatite irritativa primária da área das fraldas caracteriza-se por apresentar eritema brilhante, confluente, com aspecto envernizado, que varia de intensidade ao longo do tempo e atinge tipicamente as áreas de maior contato com as fraldas (dermatite em W), como superfícies convexas das nádegas, coxas, parte inferior do abdome, púbis, grandes lábios e escroto, as pregas são poupadas; III- A candidose perineal tem relação com o uso prévio de antibióticos, com a presença de diarreia e com acometimento concomitante da cavidade oral; IV- Pápulas encimadas por vesículas pruriginosas, frequentes na infância e que caracterizam-se por reação de hipersensibilidade a picadas de insetos, chama-se estrófulo; V- A lesão característica de molusco contagioso é uma pálpula semi-esférica séssil, da cor da pele ou levemente rosada, de poucos milímetros, ás vezes umbilicada ou com pequena depressão central. São verdadeiras:
A doença de Wilson advém de um erro inato do metabolismo, cuja principal consequência é o acúmulo de quantidades tóxicas de um determinado metal no fígado, cérebro, córnea e rins. A doença tem sido descrita em todas as raças, sendo particularmente mais comum em japoneses e judeus e nos povos com alto grau de consanguinidade. A herança é autossômica recessiva e sua prevalência é de 1:30.000 nascidos vivos. A que metal o texto se refere?
A respeito dos colangiocarcinomas, é correto afirmar que:
Criança de 5 anos de idade queixa-se de dor no joelho direito há dois meses, sem história de trauma. Ao exame, apresenta-se em bom estado geral, afebril e com claudicação à direita. A semiologia dos joelhos não revela anormalidade. A avaliação subsidiária mais esclarecedora é:
Compartilhar