Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Em relação à violência sexual contra mulheres, marque a alternativa incorreta.

A
A intenção do primeiro atendimento é o tratamento precoce das lesões decorrentes da violência, encaminhamento para suporte psicológico e a profilaxia da gravidez indesejada, das DST’s e do HIV.
B
Os exames coletados no primeiro atendimento são teste de gestação - HCG, VDRL, anti-HIV, teste para hepatite B e C, coleta de secreção vaginal e retal (pesquisa de clamídia, ureaplasma, micoplasma, gonococo).
C
É obrigatória a sentença condenatória do réu para que o aborto previsto por lei seja feito.
D
Todas as profilaxias (gestações indesejadas, DST’s HIV e hepatite B) devem ser iniciadas em 72 horas decorridas da violência sexual.
E
As infecções mais frequentes são a gonorreia, a clamídia, a vaginose bacteriana e a tricomoníase.
A principal causa de morte nas duas primeiras semanas que se seguem às operações bariátricas é:
A terceira manobra de Leopold avalia:
Paciente procura atendimento com queixas sugestivas de anemia. Eritrograma mostra Hb = 6,0 e VCM = 121. Com base nestes dados, qual das hipóteses abaixo deve ser excluída do diagnóstico diferencial?
Atendendo uma chamada de urgência na enfermaria clínica, observa-se um paciente com hematêmese franca. Após exame e manuseio inicial, com estabilização dos sinais vitais, é visto no prontuário que o mesmo realizou endoscopia digestiva alta pela manhã, tendo sido evidenciado úlcera duodenal não sangrante. Enquanto o serviço de endoscopia prepara-se para receber novamente o paciente, alguns procedimentos cabíveis podem ser realizados. Qual dos itens abaixo representa terapêutica desnecessária neste paciente?
Compartilhar