Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Nefrologia

Em relação ao adenocarcinoma renal, não podemos afirmar:

A
É a neoplasia maligna mais comum que afeta o rim.
B
É mais comum em homens e após a 5ª década.
C
A tríade clássica (hematúria macroscópica, massa anormal e dor) encontra-se evidente na maioria dos casos.
D
A tomografia computadorizada é o método mais acurado para a avaliação dos tumores renais.
E
O tratamento cirúrgico consiste na remoção do rim com o tumor associado, da glândula suprarrenal adjacente, da gordura perinefrética circundante e da fáscia de gerota, juntamente com os linfonodos regionais.
Recém-nascido a termo, de parto vaginal, PN = 3000 g, com líquido amniótico com mecônio espesso e em apneia. Após a colocação do recém-nascido sob fonte de calor radiante, a sequência inicial mais adequada para atendimento será:
Com base nos conhecimentos sobre rinossinusites, considere as afirmativas a seguir. I. Define-se a rinossinusite aguda como condição presente por até 4 semanas, com resolução completa após o tratamento. II. A rinossinusite crônica refere-se a processos inflamatórios da mucosa nasossinusal com persistência dos sinais e sintomas acima de 12 semanas. III. A cefaleia e a halitose são considerados fatores preditivos maiores que sugerem o diagnóstico de rinossinusite aguda. IV. No tratamento da rinossinusite crônica, deve-se levar em consideração o percentual de anaeróbios na escolha do antibiótico. Assinale a alternativa correta.
Considera-se como de baixo risco o tumor de próstata que apresenta as seguintes características:
Um neonato do sexo masculino, nascido com 37 semanas e pesando 3 kg, amamentado exclusivamente ao seio, iniciou icterícia aos oito dias de vida. Com 16 dias de vida, foi levado ao ambulatório em bom estado geral, pesando 3.220 g e com eliminações gastrointestinais normais. Excetuando-se a icterícia, seu exame físico era normal. Nesta ocasião possuía aumento de bilirrubina à custa de indireta, cuja dosagem sérica foi 12 mg/dl. Seu tipo sanguíneo era A Rh positivo e o de sua mãe O Rh positivo. Seu hemograma e sua contagem de reticulócitos foram normais e o teste de Coombs direto foi negativo. O teste do pezinho também era normal. O menino foi acompanhado ambulatorialmente e aos dois meses não estava mais ictérico. A melhor hipótese diagnóstica é icterícia:
Compartilhar