Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Nefrologia

Em relação ao adenocarcinoma renal, não podemos afirmar:

A
É a neoplasia maligna mais comum que afeta o rim.
B
É mais comum em homens e após a 5ª década.
C
A tríade clássica (hematúria macroscópica, massa anormal e dor) encontra-se evidente na maioria dos casos.
D
A tomografia computadorizada é o método mais acurado para a avaliação dos tumores renais.
E
O tratamento cirúrgico consiste na remoção do rim com o tumor associado, da glândula suprarrenal adjacente, da gordura perinefrética circundante e da fáscia de gerota, juntamente com os linfonodos regionais.
Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela "classificação de Bi-rads IV". Foi ao médico com amiga e, por insistência dela. Leila relata que vem sendo acometida por “pensamentos desagradáveis’’ sobre sexualidade. Reconhece estes pensamentos como seus, eles a constrangem e a fazem se afastar das pessoas, e a única forma que encontrou para tentar se livrar da ansiedade que lhe provocam é lavando as mãos várias vezes ao dia. Com estas informações, a principal hipótese diagnóstica é:
Em relação ao caso referido na questão anterior, a quimioprofilaxia para os contatos de meningite bacteriana está indicada nas seguintes etiologias:
Em um paciente alcoolista é detectado um tempo de protrombina prolongado. Em relação a este achado, todas as alternativas são corretas, EXCETO:
Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O caso de uma criança que se queixa de dor no ouvido e que, na observação, apresenta secreção purulenta no ouvido e tumefação dolorosa ao toque atrás da orelha deve ser classificado como mastoidite.
Compartilhar