Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Nefrologia

Em relação ao adenocarcinoma renal, não podemos afirmar:

A
É a neoplasia maligna mais comum que afeta o rim.
B
É mais comum em homens e após a 5ª década.
C
A tríade clássica (hematúria macroscópica, massa anormal e dor) encontra-se evidente na maioria dos casos.
D
A tomografia computadorizada é o método mais acurado para a avaliação dos tumores renais.
E
O tratamento cirúrgico consiste na remoção do rim com o tumor associado, da glândula suprarrenal adjacente, da gordura perinefrética circundante e da fáscia de gerota, juntamente com os linfonodos regionais.
Em relação à abordagem clínica do tabagismo, uma intervenção breve, como simplesmente alertar o fumante, produz taxas de cessação por ano de:
Dona Maria de Fátima, 33 anos, solteira, diarista, sabidamente asmática, procurou o acolhimento da Unidade de Saúde da Família sem alterações no estado geral e no estado mental, com dispneia moderada, taquipneica, presença de sibilos difusos, com frequência cardíaca igual a 120 bpm, não conseguindo falar frases completas. Qual a classificação da crise de asma de Dona Maria de Fátima?
Mulher obesa, internada para cirurgia bariátrica, apresenta, no segundo dia de pós-operatório, na UTI, queda da saturação da hemoglobina. Está sedada e em uso de ventilação mecânica. A chapa de Raios-X de tórax tirada no leito mostra condensação homogênea triangular à esquerda, com desvio da traqueia para o lado da lesão, retração costal e apagamento da silhueta cardíaca. Esse achado é indicativo de:
Na toxidade sistêmica provocada por anestésicos locais:
Compartilhar