Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Nefrologia

Em relação ao adenocarcinoma renal, não podemos afirmar:

A
É a neoplasia maligna mais comum que afeta o rim.
B
É mais comum em homens e após a 5ª década.
C
A tríade clássica (hematúria macroscópica, massa anormal e dor) encontra-se evidente na maioria dos casos.
D
A tomografia computadorizada é o método mais acurado para a avaliação dos tumores renais.
E
O tratamento cirúrgico consiste na remoção do rim com o tumor associado, da glândula suprarrenal adjacente, da gordura perinefrética circundante e da fáscia de gerota, juntamente com os linfonodos regionais.
Ao abordar as neoplasias digestivas você enfatiza que a forma mais comum de metastatização do câncer de cólon é para linfonodos regionais. Esta disseminação está ligada, principalmente, a fatores como tamanho do tumor, diferenciação do tumor, invasão linfovascular e profundidade de invasão. Dentre estes fatores aquele que, individualmente, é o mais importante fator preditivo de desenvolvimento de metástase em linfonodos regionais é: (VER IMAGEM)
São características hemodinâmicas do choque cardiogênico:
Um paciente masculino, 23 anos, previamente hígido, chega ao Serviço de Emergência trazido pelo SAMU, vítima de ferimento por arma branca na parede anterior do abdome, na região hipogástrica, com aproximadamente 1 cm, sem sangramento aparente. Após receber 2.000 ml de cristaloide, a vítima apresenta pressão arterial média 58 mmHg, FC 130 bpm. Ao exame físico, paciente está corado, o abdome é flácido à palpação e os ruídos hidroaéreos são audíveis. A conduta mais adequada a ser realizada, no caso descrito, é:
Um menino de 14 anos de idade com rinite alérgica relata que frequentemente desenvolve tosse e falta de ar cerca de 5 minutos após iniciar jogo de futebol. Esses sintomas melhoram após o repouso de 30 minutos. Das seguintes, a droga que apresentará melhor resposta neste paciente se administrada imediatamente antes do exercício é:
Compartilhar