Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Nefrologia

Urologia

Em relação ao Antígeno Prostático Específico (PSA), que tem relevante importância na avaliação da próstata humana, é correto afirmar:

A
O PSA é um antígeno câncer de próstata específico.
B
Encontra-se aumentado em aproximadamente 50% nos homens que utilizam finasterida.
C
O tempo de duplicação do PSA menor que 6 meses indica doença de prognóstico muito favorável.
D
Na prostatite aguda, o PSA habitualmente está elevado com a relação entre PSA total e livre sempre menor que 10%.
E
PSA maior que 0,200 ng/ml após a prostatectomia radical indica recaída bioquímica da doença.
Menino de 10 anos de idade é levado ao serviço de urgência com quadro de dor progressiva, há 6 horas, no pênis. Ao exame, há aumento de volume da glande e cianose distal. Quais são o diagnóstico e a conduta corretos?
A colangite esclerosante, uma doença rara de causa ainda desconhecida, está associada a qual doença intestinal?
Durante a consulta de rotina de um lactante eutrófico de oito meses, observa-se que a hemibolsa escrotal direita está vazia, hipoplásica e o testiculo é palpado na região inguinal ipsilateral. O testículo esquerdo é tópico e tem fimose. A conduta é:
Paciente 62 anos no 22º dia pós-operatorio de colectomia esquerda videolaparoscópica para ressecção neoplasia de cólon com metástase hepática, apresentava-se bem e com boa evolução clínica, porém passou a apresentar dor e edema de todo o membro inferior direito ha 24 horas. Ao exame paciente bem, consciente, orientado, eupneico, pulso cheio, Fc 78bpm. Membro inferior direito: Dor em panturrilha, edema em perna e coxa, cacifo presente, pulsos 3/3+. Sobre o quadro do paciente, é CORRETO afirmar:
Compartilhar