Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Em relação ao blues puerperal, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Primíparas que tiveram cesariana estão mais sujeitas a apresentar essa condição no puerpério.
B
Atinge 20% das mulheres no período precoce do puerpério.
C
Geralmente ocorre nas 2 primeiras semanas de puerpério.
D
O diagnóstico é feito por meio do questionário assintomático de Kellner.
E
Ansiedade, cefaleia, cansaço e déficit de memória fazem parte do quadro clínico.
Mulher, 58 anos de idade, portadora de fibrilação atrial diagnosticada há dois anos, iniciou há 8 horas com dor, frialdade e cianose fixa de pé esquerdo. Negava história prévia de claudicação intermitente em membros inferiores (MMIIs). Ao exame clínico não apresentava os pulsos distais palpáveis no MIE e o exame do MID encontrava-se normal, com todos os pulsos palpáveis. INR = 1,8. Qual a conduta imediata mais apropriada para este caso?
Prematuro de 28 semanas de idade gestacional apresentou síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido. Utilizou ventilação mecânica e uma dose de surfactante. Com 7 dias de vida, detectaram-se sopro, precórdio hiperdinâmico e taquicardia. Aos 14 dias de vida, iniciou com distensão abdominal, sendo notado pneumatose intestinal no exame radiológico. Referente à evolução dessa criança, assinale a alternativa CORRETA.
A depressão pós-parto pode ser caracterizada como um quadro:
Em relação às características da infecção por Toxoplasma gondii em gestantes e em RN, são apresentadas as seguintes assertivas. I. Os RN de mães que se infectam no 3º trimestre da gestação apresentam comprometimento grave da doença. II. A maioria das mães de RN com toxoplasmose congênita é infectada antes da gestação. III. A maioria dos indivíduos infectados congenitamente e não tratados apresentará retinocoroidite até a adolescência. Qual a alternativa está correta?
Compartilhar